É importante de notar que 50 anos é muita fruta para qualquer organismo comunitário que seja aqui, em Toronto ou mesmo na nossa pátria em Portugal.
Quero, em primeira lugar, agradecer tudo o que está filarmónica estão a fazer para a comunidade e todo o sacrifício que fazem a todas as semanas, praticar, tocar e aperfeiçoar, a canções e músicos.
Não é fácil para qualquer um.
Em segundo lugar, o património cultura desta comunidade não foi feita em dois segundos, houve fundadores, direções, presidentes, músicos, jornalistas e famílias que foram evolvidas neste projeto que se iniciou em 1972.
Devemos todos encarinhá-los.
Não é fácil de lídar com todos.
E, é importante de notar que o nosso património comunitário são os pilares da fundação da comunidade portuguesa, que, hoje em dia, se há uma das nossas organizações que desaparece, não há nada para tomar o seu lugar.
Devemos todos continuar este lindo projeto que faz vida a nossa comunidade, e, que faz mexer muitos quando há concertos através dos Estados Unidos, ou Canadá.
No sábado, dia 27 de novembro, a Filarmónica Portuguesa de Montreal festejou os seus cinquenta anos de existência, na grande sala da igreja de Santa Cruz.
Foi iniciada a festa com os hinos nacionais do Canadá e de Portugal respectivamente, tocados pelos músicos da citada filarmónica, a sala esteve repleta de público, bastante animado pois devido ao encontro por vezes de pessoas amigas e conhecidas que por causas pessoais não se encontravam foi um alegre convívio.
Depois de uma breve alocução da Sra. Maria José Miranda foram homenageados algumas pessoas antigas da filarmónica o Sr. José de Melo, Norberto Pereira, João Bulhões e Leonardo Aguiar. Esteve presente elementos da Filarmónicas de Laval e Gatineau para homenagear a congênere de Montreal.
A parte musical esteve a cargo do DJ Jeff Gouveia. A Festa foi bastante animada do início até ao fim.
Discurso da Sra. Maria do Carmo
“É com o coração a abundar de alegria, que vos felicito pelos 50 anos de existência da Filarmónica Portuguesa de Montreal. Sendo eu filha, de um dos antigos diretores da FPM, venho agradecer-vos o quão maravilhosos da vossa eterna confiança para com ele, entregando-lhe as chaves da sede da Filarmónica. Após a morte da minha querida mãe, que partiu muito nova para Deus, o meu pai dedicou parte da sua vida ativa e saudável à Casa da Música, como dizia ele. Jogavam às cartas, bebiam uns copinhos. Era assim que ele se sentia saudável e ocupado, e foi assim, até ao fim dos seus dias. Resta-me agradecer aos músicos que acompanharam o meu pai até à sua última morada, interpretando a marcha fúnebre do último adeus. Finalizo, com um forte abraço a todos vós, comissão organizadora deste evento, e grandes amigos aqui presentes. Obrigado do fundo do coração e que continuem por muitos anos.”
A presidente quero agradecer:
Sa & Fils, Padaria Nossa Senhora do Rosario, les cuisiners Isabel & João Rebelo et son équipe, A Voz de Portugal, Grupo dos Jovens de Santa Cruz, Dona Celeste, Dona Ines Gomes, Felipe Silva & Ricky Sousa Leite, Maria do Carmo Couto (Bijouterie Portugaise), Conceição Freire, Casa Minhota, Quincaillerie Azores Home Hardware, Estrela do Oceano, aos representantes das associações, aos antigo músicos, diretores e presidentes, Sra. Ondina Pereira Vidago, a minha mãe Orminda Isidoro, Maria-José Miranda, Maria-José Raposo, Dayna McLeod, Deborah Aguiar, Luis de Melo e J & L Couture, Filarmónica do Divino Espírito Santo de Laval, Filarmónica Nossa Senhora de Fátima de Gatineau, Lucinda Grilo, Chorale Santo Cristo, Montreal Magazine, Lusaq, Joe Melo, membros atuais da direção assim com os músicos e familias, DJ Jeff Gouveia, Chora Design, Sr. Manuel Neves, as pessoas da nossa comunidade portuguesa que ajudou e participo ao nosso aniversário, as pessoas que decoraram a sala. Não se esquecem que a Filarmónica Portuguesa de Montreal continua a oferecer cursos de música gratuitamente à todas às sextas-feiras. Parabéns e longa vida a Filarmónica