Caras e Caros Compatriotas,
Uma vez mais neste mês de dezembro, dirijo-me a Vós pelas páginas do jornal A Voz de Portugal, um jornal feito por portugueses, para portugueses.
O ano que agora termina tem sido um ano desafiante para todos os compatriotas, em Portugal e naquele que tenho designado como o nosso espaço espiritual, ou seja, o mundo, onde quer que se encontre um português. De facto, é essa dimensão global que nos tem desafiado, saídos que estávamos dos meses de confinamento e pandemia, entrámos em 2022 confrontados com uma guerra em solo europeu, mas com efeitos de escala mundial, em todas as economias e sociedades.
Mais uma vez, a grande família portuguesa mobilizou esforços e vontades para ajudar as principais vítimas desse conflito: as famílias ucranianas obrigadas a fugir de suas casas, de suas cidades, do seu país. Recebi inúmeras manifestações de entreajuda, chegando relatos de muitos e inspiradores atos de cidadania e solidariedade de compatriotas espalhados pelo mundo, reafirmando uma vocação de que é nossa, de abertura e diálogo entre oceanos e continentes.
O ano que se avizinha não deixará de trazer novos e ambiciosos reptos. Desde logo no compromisso de combate às alterações climáticas, mas também na recuperação económica e social, na transição digital e na defesa dos valores democráticos de que nos orgulhamos de cultivar e devemos cuidar. 2023 será o ano das Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, e também o ano em que levaremos a celebração do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas aos compatriotas que vivem e trabalham na África do Sul, como já aconteceu em Londres, Cabo Verde, Boston, no Brasil e em Paris. São desafios mobilizadores e desafios que permitirão o reencontro sempre esperado entre compatriotas, seja no nosso espaço físico ou fora das suas fronteiras.
Agradeço, por fim, à Comunidades a oportunidade de, através das suas páginas, Vos transmitir votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo cheio de esperança.
Marcelo Rebelo de Sousa
Lisboa, Palácio de Belém, Dezembro de 2022