Lançamento oficial da 11ª edição do Festival Internacional de Portugal de Montreal

O lançamento oficial da 11ª edição do Festival Portugal International de Montreal teve lugar no sábado, dia 25 de maio de 2024, no Clube Oriental Português de Montreal.
Marta Raposo deu as boas-vindas a todos os presentes e apresentou o programa do festival, relembrando brevemente a missão do evento, que é promover a lusofonia e a língua portuguesa, contribuir para a aproximação intercultural e partilhar o nosso património cultural com todos os montrealenses.
O presidente do festival, Joe Puga, subiu ao palco destacando igualmente o papel do evento, agradecendo aos patrocinadores e aos restaurantes que têm apoiado o festival desde a primeira edição. Ele partilhou que o festival prestaria homenagem a cinco restaurantes como sinal de reconhecimento pela sua existência de vários anos na comunidade, promovendo a gastronomia portuguesa e em sinal de gratidão. Carla Oliveira, jornalista da Radio Canada, e Victor Faria, Conselheiro das Comunidades Açorianas, também subiram ao palco para proferir algumas palavras. Suzi Silva, acompanhada pelos músicos Nelson Moreira e José Brites, apresentou belos fados com a sua voz divina.
Começando pelo primeiro restaurante a ser homenageado, foi a Casa Minhota, que existe desde 1978. Em nome dos proprietários da Casa Minhota, Nelson Moreira recebeu o prémio. O segundo restaurante foi o Coco Rico, da família Castanheiro, desde 1970. A filha Céu Castanheiro recebeu o prémio. O terceiro restaurante foi o Estrela do Oceano, agora com o nome Viva e novos proprietários, Steven e Cláudia Alves, o prémio foi entregue a Gabriela e Alcindo Alves. O quarto restaurante foi para o Ferreira Café, da família Ferreira, em nome do proprietário Carlos Ferreira, o prémio foi entregue a Joe Puga.
O quinto restaurante foi para o Portus 360, cuja chefe e proprietária Helena Loureiro recebeu o seu prémio.
Logo após as homenagens, a animação entrou em cena com os DJs Machado e XMEN Carlos Froias, que nos encantaram com as suas músicas num ambiente muito alegre. Houve rifas com vários prémios oferecidos pelos patrocinadores.
Joe Puga agradeceu a presença de todos, ao conselho, colaboradores, patrocinadores e a todos os que participam no festival, agradecendo aos Jovens em Ação, Clube Oriental e ao Chefe Henrique Laranjo.
Parabéns ao Festival e toda a equipa e dentro 2 semanas será o grande evento em frente da Missão Santa Cruz.