Mesmo com chuva a festa foi sensacional nas Grandes Festas do Espírito Santo em Ste-Thérèse

No fim-de-semana de 28, 29 e 30 de julho de 2024, a comunidade portuguesa de Ste-Thérèse celebrou a terceira pessoa da Santíssima Trindade numa das expressões mais populares e antigas dos festejos comunitários em louvor do Divino Espírito Santo – o Império de S. Pedro.
Mais uma vez, o fim de semana com grande incerteza, porque o tempo estava um bocadinho complicado, não sabiamos se a temperatura aguentava ou não. Sexta-feira foi a recitação do terço e depois tivemos DJ Eduino Machado que fez um grande espetáculo. No final da noite foi servida a tradicional e saborosa carne guisada.
No sábado tivemos má sorte, a incerteza da temperatura estava muito complicada, chuva caía e na era bom, organizou-se um outro plano, em que em vez de tocar na rua, foi dentro do salão da igreja que estava ao lado do recinto das festas. O problema é que não é uma sala de 1000 ou 2000 pessoas lá, é mais uma “salinha” de 300 pessoas, então a sala estava quentinha, muito umidade. Mas a festa fez-se e foi muita animada em bastante apreciada. A festa iniciou-se com Sylvie Pimentel e depois David DeMelo que foi mesmo para arrebentar a casa. A parte triste foi que o conjunto Karma não veio porque a sala era muita pequena para aguentar tanta aparalhagem e pessoas lá presente. A única boa notícia é que a temperatura instável decidiu de não chover durante um tempo, e todos foram comer o caldo verde na grande tenda no recinto das festas.
E, finalmente, domingo foi o maior brilhantismo dos festejos. A missa foi presidida pelo padre Gil que veio de São Miguel, Açores. Na parte do entretenimento, que, nestes dias festivos, é sempre do melhor que se pode apresentar, atuou a Sylvie Pimentel que animou este dia e para finalizar foi o Conjunto Starlight. É também de salientar o trabalhar sensacional da Filarmónica Portuguesa de Montreal que tocaram muito bem, o grupo Folclórico e Etnográfico Estrelas do Atlântico, sem esquecer o Grupo Cultural Cana Verde que é sempre uma mais-valia numa grande festa e que marca a sua presença com os lindos som do bombos.
Os simpáticos mordomos deste ano foram Sandy Andrade e João Manuel Andrade. Eles fizeram o seu pápel brilhamente e a escolha dos artistas foram muito bem orquestrado.
Também quero falar sobre uma pessoa que merece muito. Nos últimos anos a comunidade está pouco a pouco a transformar-se e há menos pessoas para ajudar e trabalhar. organizar uma festa como esta é quando um ano de trabalho, e, Humberto Soares é uma pessoa (chata) mas que tem um grande coração e que continua estas lindas tradições do Divino Espírito Santo. E, é importante que notar e dar um justo valor a pessoas que merecem isso.
Parabéns aos mordomos e à todos os colaboradores/as deste ano, não foi fácil e esperemos que haverá uma melhor temperatura para o próximo ano.
Para 2025 a mordoma é Natalia Sousa, uma pessoa que eu conheço há muitos anos e que tem um grande coração.
1ª dominga: Octavio Soares (promessa)
2ª dominga: Lucia Oliveira
3ª dominga: Sylvie Machado
4ª dominga: Jennifer Oliveira
5ª dominga: Viviana
6ª dominga: Ana Guedes
Parabéns e VIVA o Divino Espírito Santo.