Celebrando o Divino Espírito Santo na Igreja Santa Helena em Toronto

A Igreja de Santa Helena, localizada em Toronto, Canadá, é uma representação vívida do legado e da devoção da comunidade católica portuguesa na cidade. Com sua arquitetura impressionante e papel vital na vida espiritual e cultural dos luso-canadianos, esta igreja é um marco importante tanto para os fiéis como para a cidade em si.
A igreja está situado no 1680 rua Dundas St. A Igreja de Santa Helena foi fundada em 1956 pelo Rev. Padre Alberto da Silva, um sacerdote português que se tornou uma figura central na comunidade. A construção da igreja foi financiada principalmente pela generosidade dos próprios paroquianos. E, fiquei impressionado pela riqueza cultural que há neste lugar cultural e comunitário.
Neste fim-de-semana que passou foi uma linda viagem a esta linda igreja e centro comunitário onde tivemos a oportunidade de estar presente com Sergio e Marly para a sua atuação mas ao mesmo tempo encontrar um pouco esta linda comunidade. As festividades iniciaram-se no domingo, dia 19 de maio com as sopas do Espírito Santo e durante a semana foi o terço do Espírito Santo pelas 19h30. Na sexta-feira foi a benção das pensões e levantamento ou entrega das pensões.
Sábado, foi realmente a noite para festejar o Espírito Santo da Igreja de Santa Helena com grandes artistas tal com Lidia Sousa e o Duo Mary Pimentel e Sergio Vieira acompanhado com o simpático DJ Paulo Marco.
Em primeira, já ouvi a Lidia Sousa cantar em Brampton e fiquei admirado pelo seu talento e bastante simpática tal como o seu marido. E, em 2022 ela veio a Montreal, mas, em Montreal há sempre 1500 festas não pude estar presente mas desta vez vi cantar, e, claro encantou todos os presentes. Marly e Sergio são dois jovens da comunidade portuguesa em Montreal. São boas pessoas e cantam muitíssimo bem, o que eu adoro é a brincadeira entre eles durante o seu “show”, e cantam e todos bailam porque é assim que se arrebenta a festa. O mais interessante é que fazem pimba, brincam, encantam, emocionam, brilham e cativam o público. E, não é só pimba, é também um espetáculo. Fiquei muito emocionado com a canção de Tony Carreira “Hoje menina amanha uma Mulher” cantado pelo Sérgio e acompanhado pela Marly.
Acho que fizeram um grande espetáculo, majestoso e arrebentador para os dançarinos, fiquei muito feliz que a sala estava cheia, e para finalizar Montreal impressionou Toronto quando foi as arrematações.
Esta viagem será para sempre inesquecível para nós.Quando voltamos o carro estava bem cheio de lindas coisinhas e o caminho de volta foi bem alegre e incrível, passando por varias cidades incluindo Otava. Fazendo uma viagem de volta que demorou 12h para chegar a casa.
Quero agradecer os mordomos da Igreja Santa Helena José Luis e Maria Estrela Medeiros pela sua espetacular simpatia e amizade e Viva o Espírito Santo e Viva os Mordomos. Voltaremos em breve.