Montreal recebeu este fim de semana mais um dos seus GRANDES PRÉMIOS da Formula 1 e, desta feita, a mãe natureza juntou-se a nós num ato de soledariedade, depois de um inverno que nos vitimou com muita chuva, frio, direi mesmo muita neve mas, falemos de coisas mais sérias e onde milhares de pessoas, amantes deste mundo maravilhoso e tão exigente que é a Formula 1, se deslocaram ao Circuito Gilles Villeneuve para de bem perto seguirem as mais diferentes corridas da série Porsche, 1600, Ferrari e Chalenger. Mas, numa boa verdade é a Fórmula 1 que mais atrai os muitos milhares de adeptos e a prová-lo tivemos na quinta-feira de manhã as portas abertas onde muita gente oriundos dos quatro continentes não deixaram de marcar a sua presença.
Muitos foram também os portugueses que nos vieram saudar, muitas foram as questões que nos dirigiram e às quais A Voz de Portugal a todos respondeu com muito agrado, recebendo em troca um obrigado por tudo quanto fazemos em prol da Fórmula 1. A eles, a essas muitas e muitos a nossa gratidão por nos seguirem em todas as corridas durante a época. Sexta-feira, os preparativos começavam com as duas sessões de treinos livres e as quais Lewis Hamilton, Mercedes GP dominou, seguido do seu companheiro de equipa Valtteri Bottas e da Ferrari de Charles Leclerc. Sábado a Ferrari deu uma forte esperança aos seus Tifosis nesta manhã quente e isto no último treino livre para o Grande Prémio do Canadá da Fórmula 1. Depois de terminar com mais de um segundo fora do ritmo da rival, a Scuderia fez a dobradinha no segundo livre com Charle Leclerc à frente de Sebastian Vettel e repetindo o resultado no T3 com Vettel a dominar o jovem monegasco. O líder do Campeonato, Lewis Hamilton, foi terceiro posicionado a 0,393 seg atrás do ritmo imposto pelo líder alemão. Nota curiosa e esta acerca de Sérgio Perez ele que bateu um record neste G.P. Do Canadá ao participar em 166 grandes prémios e sem jamais obter uma pole -position . Perez ultrapassa assim Herbert e Brundle os quais fizeram toda uma carreira sem jamais obterem um pódio nas classificativas .
Domingo e… chega a hora da verdade e… Lewis Hamilton vence este polémico Grande Prémio do Canadá, depois de ter passado a linha de chegada em segundo. Sebastian Vettel que havia cortado a meta em primeiro foi penalizado em cinco segundos no seu tempo total da corrida “e dois pontos na sua super licença” uma vez o alemão ter efetuado uma saída de pista na 3 curva e isto na 48ª volta, saída essa que os comissários o julgaram culpado pelo acidente. Segundo apurámos Vettel recebeu a penalidade de cinco segundos por forçar Hamilton tomar “ação evasiva”, quando deixou a pista na curva número quatro. Charles Leclerc completou o pódio num ótimo fim de semana da Ferrari em Montreal. “Estou muito feliz com o meu próprio desempenho hoje”, disse Leclerc. Depois de informado pela rádio sobre a penalidade Vettel ficou de tal maneira transtornado e comentou “para onde podia eu ir?”, estão nos a roubar-nos a vitória disse entristecido o alemão. “Tudo isto é muito mau para Fórmula 1”. Furioso com a decisão Vettel logo à partida recusou-se a dar entrevistas no final da corrida e entrou imediatamente na Ferrari, no entanto foi forçado a voltar para subir ao pódio. Ainda como ato de contestação o piloto da Ferrari trocou as placas colocando o número dois a Hamilton e o número um no local vazio da Ferrari. Por sua vez em resposta ao público que o havia vaiado Hamilton respondeu “eu não fiz nada para receber isto, tudo que fiz foi apenas correr com o meu coração como sempre o faço. Muitas vezes vocês não vêem isso de todos os aspetos. Vettel cometeu um erro… é difícil não cometer erros na pista”, disse Hamilton e prosseguindo “é um caso infeliz, mas você deve voltar com segurança para a pista admitindo no entanto que se estivesse na mesma situação provavelmente teria reagido da mesma maneira, embora o tivesse forçado a cometer o erro”, concluiu o Britânico .
Lance Stroll que nas classificativas não esteve lá muito bem, conseguiu escalar o pelotão para surgir entre os dez primeiros, ultrapassando Carlozs Sainz para terminar em nono.
Com esta vitória Lewis Hamilton, obtém mais um recorde na Fórmula 1, empatando com Michael Schumacher com sete vitórias no Canadá, além de alargar a vantagem de 29 pontos sobre o segundo classificado no Mundial de Pilotos, Valteri Bottas. Sebastian Vettel é o terceiro com 62 pontos, Verstappen com 88 e Leclerc com 72 completam os cinco primeiros. Mais uma vez a organização deste Grande Prémio do Canadá na qualidade do seu promotor Francois Dumontier estão de parabéns pelo excelente trabalho, bem como todos os seus colaboradores.
Próximo encontro a 23 de Junho no Grande Prémio da França no Circuito Paul Ricard. Até lá fique connosco neste seu Jornal A Voz De Portugal o único no Canadá com reportagens sobre a Fórmula 1 em língua portuguesa.
TEXTO: HELDER DIAS
FOTOS: SYLVIO MARTINS