Do 10 ao 16 de junho foi a vez da Casa dos Açores do Quebeque a celebrar os ritos de devoção ao Divino Espírito Santo.
Após uma semana de oração com a recitação do terço houve sempre uma mesa farta de iguarias para alongar o convívio.
No sábado foi servida a tradicional carne guisada e para animar os presentes, o maravilhoso grupo dos Foliões de Laval com os cantares tradicionais do nosso cancioneiro popular.
No domingo o cortejo saiu da Casa dos Açores em direção à igreja para a celebração da Missa onde estiveram presentes os convidados de Honra:
Dr. Francisco Saraiva, Cônsul Geral de Portugal,
Victor Faria, Conselheiro de Diáspora Açoriana no Quebeque e o Dr. José António Morais, professor do departamento de medicina e diretor da divisão de geríatria da Universidade McGill.
O ponto alto da celebração eucarística do Divino Espírito, foi evidentemente as coroações.
Paula Ferreira coroou Filomena Faria, António Horácio Melo coroou Alda Pereira e Lara Arruda foi coroada por Glória Arruda.
Sendo o culto do Divino Espírito Santo símbolo de solidariedade e partilha, no regresso à Casa dos Açores foi então servida uma refeição composta por: sopa, pão, carne assada com batatas, um cozido com carnes, chouriço, morcela, legumes e para terminar arroz doce e massa sovada. Enquanto comíamos a Filarmónica do Espírito Santo de Laval tocou com muita alegria e boa disposição.
Segue-se a mensagem de Paula Ferreira, presidente do conselho de administração da Casa dos Açores do Quebec:
“Ao concluirmos a nossa Semana de Gratidão em Louvor do Divino Espírito Santo, e representando a Casa dos Açores do Quebeque, agradece eu sinto-me tocada pela vossa devoção e juntamente com o nosso Conselho de Administração e voluntários, agradeço a presença e a participação dos sócios e amigos, assim como o apoio dos nossos benfeitores.
Que os 7 Dons do Espírito Santo:
Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus, continuem a vos proteger, guiar e iluminar.
Viva o Espírito Santo!