São João é uma festividade popular celebrada em Portugal, especialmente na cidade do Porto, mas também em outras regiões do país, como Braga e Lisboa. A festa de São João é comemorada anualmente no dia 24 de junho, embora as celebrações geralmente se estendam por vários dias ao redor dessa data.
As festividades de São João têm origens religiosas, pois comemoram o nascimento de São João Batista, mas ao longo dos anos tornaram-se mais conhecidas por suas festas populares, com tradições que incluem:
Martelinhos: As pessoas batem umas nas outras com pequenos martelos de plástico.
Alho-porro: O alho-porro é tradicionalmente oferecido como um gesto de amizade.
Balões de São João: São lançados balões de ar quente à noite.
Fogos de artifício: A noite de São João é celebrada com muitos fogos de artifício.
Manjericos: Pequenas plantas de manjericão com mensagens de amor são oferecidas como presentes.
Danças e música: As ruas enchem-se de música, dança e alegria durante as festividades.
Em algumas cidades, como no Porto, a festa de São João é uma das maiores e mais esperadas do ano, atraindo visitantes de todo o mundo. As pessoas celebram nas ruas, nos bairros históricos e ao longo das margens do rio Douro, criando uma atmosfera vibrante e festiva que reflete a cultura e a tradição portuguesas.
Cá em Montreal a tradição é diferente, temos 2 ou 3 grandes festas, tal como o Clube Oriental, Clube Portugal, a Igreja Santa Cruz, Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Laval e ultimamente o restaurante Poulet 3 Pattes. Nos últimos anos a comunidade está muito diferente, mudando e transformando, há alguns anos perdemos o Benfica que fazia sempre uma linda festa e sem esquecer que Laval parou de organizar esta linda festa. Este ano foi uma grande surpresa quando ouvi que não haverá a grande festa de São João na Santa Cruz.
E, para nos massacrar a temperatura não estava nada boa, até que o P3P anulou a sua festa dois dias antes por causa de mau tempo. E, finalmente organizou dentro da sede do Clube Oriental o São João, uma das mais lindas festas portuguesa na nossa comunidade. Houve muita gente, entravam para saborear os seus prato tradicionais tal como a Bifana, sopa Caldo Verde, Feijoada, Malassadas e sem esquecer uma equipa de cozinheiras e o chefe Henrique Laranjo que trabalharam em grande para que todos ficassem com um grande sorriso no final da festa.
Na parte artística ficamos com um palco cheio de talento tal como três cantores quebequenses que cantaram lindas canções tradicionais “Québécois” (ao mesmo tempo não devemos esquecer que o 24 de junho é a nossa festa mas é também a festa nacional da província do Quebec).
E, para finalizar este grande aniversário do Clube Oriental tivemos o DJ Machado e DJ XMEN para nos fazer mexer até que as marchas, marchem.
Fiquei impressionado por ver tanta gente porque quando há chuva todos ficam em casa, mas muitos apareceram e queriam ver as duas lindas marchas, que, pela primeira vez há duas marcha, a Marcha do Oriental e a Marcha do grupo Folclórico e Etnografico Português de Montreal. Dois lindos momentos históricos e que foram sensacionais. Não vou esticar-me mais, mas vou vos deixar ver as nossas lindas fotos deste grandioso evento. Quero dar os parabéns as duas cantadoras Suzette Nobre e Fátima Miguel que fizeram um espetáculo memoraveis e que as duas escreveram as suas letras da marcha, uma que foi dedicada aos restaurantes e a outra que foi dedicada aos 40 anos da marcha do Oriental.
Parabéns à direção e à todos os marchantes…