Grande Festa de Santo António do Grupo Folclórico & Etnográfico Português de Montreal

Grande Festa de Santo António do Grupo
Folclórico & Etnográfico Português de Montreal
O Grupo folclórico e etnográfico Português de Montreal celebrou no sábado dia 15 de junho, o santo mais santo de todos os santos portugueses, o grande Santo Antonio.
A festa que teve lugar no parque Lahaie em frente à igreja St- Enfant de Jésus, local onde ensaia o nosso grupo, principiou pelas 16 horas e foi até passado a meia noite.
No arraial houve fartura de sardinhas assadas, bifanas, caldo verde, broa, pastéis de nata e até malassadas.
Para animar a festa estiveram presentes os Bombos do Cana Verde e vindo de Portugal expressamente para o evento, Fábio Bastinho.
A parte minhota do nosso grupo, o Coração do Minho fez como sempre um grande espetáculo com danças, cantares e uma cena etnográfica de romaria para lembrar o que se fazia antigamente em dias de festa nas aldeias do noroeste português.
Para acabar a noite as Marchas populares de Montreal de 2024 saíram à rua pela primeira vez este ano com o tema restauração sob a direção da coreógrafa, ensaiadora e super mulher, Sandra Costa. A madrinha e autora de algumas das músicas, a maravilhosa Suzete Nobre.
O nosso grupo festeja habitualmente São João mas optamos este ano por celebrar Santo António sendo que a festa também é das marchas populares e as marchas são do santo padroeiro de Lisboa.
O nosso grupo agradece a todas as pessoas que sem pertencerem ao nosso “rancho” trabalharam e contribuíram para o sucesso da festa e também a todas as pessoas que vieram festejar connosco.
Bem hajam a todos e viva Santo António e o GFEPM.