O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março e neste dia celebrei este acontecimento na Santa Cruz principalmente.
Há três meses tive a oportunidade de falar com Manuel Carvalho que informou-me sobre a preparação de dois livros. O primeiro é uma antologia e o segundo é o livro que foi feito e organizada por quatro mulheres. Uma poetisa Deolinda Xavier Cabo, que já tive a oportunidade de páginar o seu primeiro livro e três artistas: Cândida Martins, Gracinda da Rocha e Maria João Sousa (MAJAO). O título é Mãos de Mulher. Um livro simples de 50 páginas que encaixa lindas telas e poemas que o acompanha. Quando cheguei a casa comi o livro em 30 minutos e senti a paixão e amor destas mulheres.
Frases tal como: “Leva-me contigo, nos braços de vento. Deixa-me sonhar…”, Início do poema Leva-me contigo. “Uma moça mui formosa. Decerto na flor da idade, ali estava olhando p’ra ria, como quem já tem saudade”, do poema Formosura são bastante emocionantes, e as telas que acompanha são lindas.
Paixões a nu
Nós somos quatro mulheres
Que com muito entusiasmo
Decidimos pôr a nu
Algumas das nossas paixões,
E embora com algum pudor,
Desejando provocar
Belas e boas emoções!
Se os nossos fins atingirmos
Seria p’ra nós um prazer,
E assim,
Encontraremos forças
P’ra continuar a pintar
E também a escrever…
É de salientar esta obra literária e artística. Parabéns a todos que contribuiram para este projeto.
A apresentação desta obra literária esteve a cargo Marta Raposo, com introdução do padre Adam que elogiou o trabalho feito por Manuel Carvalho e os amigos da Biblioteca José D’Almansor. Constatámos a presença do Cônsul-Geral de Portugal em Montreal, António Barroso que fez uma linda alocução a este importante evento.
Depois tivemos a oportunidade de ouvir testemunhos de três mulheres Adelaide Oliveira, Fernanda Claudio, Professora Universidade McGill e Ana Maria Colaço – Professora em Montreal. Entretanto tivemos momentos musicais com Cristina Rodrigues, António Horácio, Paulo Ferreira acompanhado por António Moniz (guitarra), Nelson Moreira (viola baixo), José João (viola). E, para finalizar houve uma homenagem à Sra. Olga Loureiro. Foi um lindo serão literário que realçou em grande o Dia Internacional da Mulher.
Parabéns e até à próxima.
Texto de Sylvio Martins