Marya Santos na Place-des-Arts

Há alguns meses tive o prazer de falar ao telefone com Marya Santos. Não a conhecia e nunca falei com ela porque não posso estar em todos os lugares na comunidade, e se era possível fazer um duplo de mim, seria muito interessante mas é impossível e também um Sylvio na comunidade é suficiente (lol).
Nesta chamada simpática eu fiquei surpreendido como a minha Marie e Marya são iguais, chegaram a um tempo que é o melhor momento de realizar alguns sonhos, a minha é viajar através do mundo e Marya é de cantar e encantar através do mundo.
O que é importante é viver o seu momento e também pensar a sua família. Acho que numa chamada de telefone não é suficiente para a conhecer, e mesmo 3 a 4 encontros, ainda lá, não é suficiente para a conhecer mesmo se, de vez em quando falamos sobre a comunidade o futuro e outras pequenas reflexões que temos.
No dia 16 de junho fui convidado para ir a Place-des-arts para um espetáculo. A noite era dedicada a um senhor Roger Ferber. E, pouco a pouco, compreendi o que foi este convite. Este convite foi um espectáculo em honra do professor da Marya Santos e os seus alunos. Quando a Marya era pequenina, o seu professor de canto era o Sr. Roger Ferber e foi o seu “Mentor” para melhor cantar, depois a Marya deixou o seu sonho para criar a sua vida profissional e familiar.
O que é normal, nesta vida…
Um dia ela quis voltar a cantar e viver a sua paixão e lembrou-se do seu professor, procurou,… e procurou,… e um dia foi ao Google e procurou lá e encontrou-o.
Como o tempo passa, e neste momento os dois juntaram-se para ajudar um ao outro. Ele recomeçou a ser professor e ela recomeçou a cantar, mas ela quis o ajudar e recomeçar a sua escola (o que ela se esqueceu de me dizer nas nossas conversas).
Para finalizar o primeiro ano com o seu professor, organizou-se esta linda noite na Place-des-Arts na pequena sala Claude-Léveillé. A sala estava cheia de amigos e familiares numa sala technicamente perfeita e profissional mas com um calor humano sensacional.
Um atrás do outro passaram os alunos de Roger Ferber, e cada um com vozes e talentos incríveis (M K N R, Marya Santos, Timothy Varney, Mic Ledude, Atuel Chertkiff, Sylvain Millette, Guy Blanchar e Anjo B.). No final, tivemos Marya Santos “La doyenne”, onde ela cantou em francês e português, segura e confiante ela vez uma prestação sensacional, digno dos grandes cantores portugueses.
A sua maneira ela organizou este espetáculo, e homenagem ao seu professor. Um gesto admirável. Parabéns Marya e a todos os alunos, ao professor Roger Ferber pela sua maneira e talento.
“Roger Ferber n’est pas seulement le meilleur professeur de chant, mais il est aussi un grand homme, un artiste de renommée internationale qui a partagé la scène avec de grands noms de la chanson française et pour qui Broadway n’a pas de secrets. Roger est le docteur de la voix… de notre voix. Vendredi dernier à la Place des Arts, nous avons rendu hommage à un grand homme, notre Roger à nous, notre professeur, notre ami. MERCI Roger !!!