Nossa Senhora do Monte

Sexta-feira, 11 de Agosto iniciou-se a festa em honra da Senhora do Monte, a padroeira das gentes da nossa ilha da Madeira os nossos conterrâneos vindos desta ilha é residentes em Montreal continuam com esta festa que já é uma tradição e que se efetua geralmente na segunda semana do mês de Agosto.
Iniciou-se a festa infelizmente com o tempo instável a natureza tem muito poder seja festa ou não faz das suas. Muito precária a assistência mas ainda assim houve quem estivesse presente, principalmente por cerca das 18h30 houve a actuação em palco dos artistas da comunidade Eddy Sousa e o Tony Mickael, sempre com grandes êxitos em cada das suas atuações com o seu vasto reportório musical.
Nas tasquinhas ou com lhe queiramos chamar, havia o habitual bolo do caco, bastante apreciado por muita gente testemunha disto a grande fila que se forma para adquirir este saboroso bolo, e as saborosas espetadas e outras iguarias como malassadas, natas, etc.
Sábado houve a eucaristia às 18h30 e depois fomos todos para o grande salão da Santa Cruz porque a temperatura, mais uma vez, fez em que as atuações exterior não podia ser. Assistimos a abertura do espetáculo com o Rancho Folclórico Praias de Portugal que apesar de estarem descalçado da maioria dos seus elementos quiseram estar presentes, mas mostrando a arte da dança folclórica das gentes do nosso Minho.Seguiu-se a atuação de um par de dançarinos num linda prestação da dança de Kizomba, depois foi a vez de Wa Nidea bastante aplaudida, e claro a surpresa da noite Trella V e Christian John, estes artistas estão com grande êxito nos Estados Unidos. A fechar a noite foi um outro artista já consagrado Arlindo Andrade que fez uma ótima prestação.
Domingo às 12h missa e mais tarde cerca das 14h saiu a procissão tradicional com o andor da padroeira de Nossa Senhora do Monte.
Em agradecimento à Santa a Filarmónica Portuguesa de Montreal interpretou várias composições musicais com bastante aderência da assistência. As 18h iniciou um lindo momento de fado, com a excelente fadista comunitária Suzi Silva acompanhada a guitarra Portuguesa António Moniz e acompanhada por Luís Duarte e Nelson Moreira, seguiu-se a atuação da cotovia Açoriana Jordelina Benfeito com uma brilhante atuação e para finalizar tivemos Luís Duarte para fechar este lindo momento de Fado.
De seguida, tivemos uma nova surpresa com a atuação de uma jovem portuguesa Melanie Ourique com o nome de artista Lua de origem Terceirense e continental que fez uma linda prestação que mereceu muitas palmas. É de notar que isto foi a sua primeira prestação desta “Lua”. Parabéns e espero que a comunidade gostou e que vai aparecer de vez em quando.
Para finalizar a festa o Eddy Sousa e o Tony Mickael fizeram rodopiar em passos de dança todo o público presente com o seu vasto reportório das suas canções.
Parabéns a administração das festas que apesar dos dias instáveis não poupou esforços.