Nestes tempos de crise estamos sempre abertos a novas ideias, novas intenções e alguns avançam com novos projetos.
Vimos um início de epidemia na China que se tornou em pandemia em 3 meses através do mundo. Já lá vão duas semanas que a cidade de Montreal está fechada. As escolas primárias, secundárias, colégios, CEGEP, universidades, todas estão fechadas. Pouco a pouco vimos todos os serviços públicos tal como serviços sociais , igrejas, todos os escritórios em Montreal, bibliotecas, tudo o que é lazer, tal como museus, cinemas, discotecas, etc., fecharem também.
Nestes últimos dias estamos em casa tal como milhares de famílias, brincando, jogando, dançando, informando tal como acompanhar as redes sociais, a internet, ver a televisão ou ouvir a rádio, fazer algumas renovações e limpezas da primavera sem sair de casa. Estamos a viver momentos muitos difíceis porque o contágio está sempre aumentando e não estamos a sair de casa,… mas devemos continuar a informar o que se passa na comunidade e nos arredores. Fui ao escritório sexta-feira ver o que se passa, verificando a papelada, envelopes, fazer uma pequena limpeza e verificar se tudo está em ordem no escritório. No caminho para o escritório vi famílias a passear, vi crianças a brincar nos parques, vi pessoas idosas a falarem juntos no canto da rua da Rachel e St-Laurent. Acho isto triste que num estado de emergência na província do Quebeque e em Montreal em particular, que a população não coopere mais do que isto. O primeiro ministro disse para ficar em casa, somente fazer as suas compras primordiais e voltar para casa.
O Dr. Horácio Arruda, um descendente português, disse várias vezes para não haver ajuntamentos e haver um distanciamento para nos salvaguardar. Acho que é difícil compreender mas isto é a nossa realidade. É importante lavar muito bem as mãos e continuar a viver em casa e sair o menos possível.
MISSÃO SANTA CRUZ
A Missão Santa Cruz continua na quarentena, não há missa mas domingo às 11h houve uma missa muito especial com portas fechadas mas com transmissão direta no Facebook. Muitas pessoas precisam destes momentos para nos recolher e ouvir uma missa com o Padre Adam. Muitos comentários de agradecimentos foram enviados através do Facebook, tal como a Srs. Manuel e Manuela Silva: “Lindos cânticos e missa. Obrigado ao senhor padre Adam de celebrar para a gente ouvir, boa noite. Deus lhe abençoe e a nós todos amei, assim seja”. Maria Barbosa: “Muito obrigado Sr. Padre pela sua santa missa”, e muito mais. Parabéns por esta iniciativa e esperemos que possam continuar estas missas em direto. Jordelina Benfeito, “Bendizei ao senhor, obrigada ao senhor padre por nos dizer a missa e pedir ao senhor Santo Cristo dos Milagres p’rás pessoas que estão afetadas com o vírus, amém”.
FESTAS CANCELADAS
É importante notar que o Festival Portugal Internacional de Montreal que era suposto ser na segunda semana de junho foi cancelado e que o Espírito Santo da Santa Cruz e de Santa Teresa foram também cancelados. Estamos à espera de ver se haverá a festa de São João no 24 de junho e é possível que as marchas do Oriental e da APC sejam também canceladas por falta de tempo para poder ensaiar e praticar antes destas datas.
Neste momento não há nenhuma informação sobre as festas do Espírito Santo em Blainville nos dias 4 e 5 de julho, e sobre a festa de Nossa Senhora do Monte em agosto. Um ano bastante difícil para a comunidade em geral.