Os cabazes de Natal da Missão Santa Cruz

Conferência de S. Vicente Paulo procedeu à distribuição dos cabazes de Natal da Missão Santa Cruz.

Pois que sobre esta equipa de benévolos que é chefiada pela presidente Olga Loureiro que ao longo dos anos vem procedendo a recolha de donativos para que esta obra se realiza por esta altura de Natal para com os mais pobres da nossa comunidade e que este ano distribui por volta de 50 cabazes. Os benévolos da conferência de São Vicente Paulo agradecem todos que têm contribuído com os donativos colocados na igreja quer seja alimentos ou dinheiro.

A organização agradece também a Mercearia Sá e Filhos, Inter Marché Universal, e a Padaria Notre Maison pela grande ajuda que deram e a todos os benévolos que têm contribuído para que este evento seja realizado todos os anos. Com um muito obrigado e desejando umas boas e felizes festas de Santo Natal e de um ano de muitas prosperidades 2020.

O que é a fundação S. Vicente Paulo?
Vicente de Paulo foi um sacerdote católico francês, nascido em 1581, faleceu em 1660 e foi declarado santo pelo Papa Clemente XII em 1737. Inspirado pelo seu amor a Deus e aos pobres, S. Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de amor e caridade. A sua vida é uma história de doação aos irmãos pobres e de amor a Deus.

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o impulso da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.
As Conferências Vicentinas tiveram o seu início nos bairros humildes de Paris em 1833, devido à dedicação de Frederico Ozanan, que inspirou a sua obra na missão caritativa de S. Vicente de Paulo.

A acção humilde de Ozanan e dos seus companheiros, que silenciosamente levavam aos marginalizados, além do pão, uma palavra de alento e esperança, de acordo com os ditames do Evangelho, teve grande reflexo na sociedade da época, o que motivou a que dentro de pouco tempo as Conferências se difundissem por toda a Europa e volvido pouco mais de meio século já estavam vastamente implantadas em Portugal.