Santa Cruz, 60 anos a servir em grande a Nossa Comunidade Portuguesa

Eu sempre disse e voltarei sempre a dizer que há momentos que devemos dar o espaço a certas organizações e dando o mérito aos organismos que merecem.

A Missão Santa Cruz é o terceiro organismo comunitario, que foi constituido na comunidade. Uma comunidade que iniciou a sua vida comunitaria com a fundacao da Associação Portuguesa do Canadá, 1961 a criação do jornal A Voz de Portugal e depois a Missão Santa Cruz em 1964.

Estas três organizações são ligadas todas juntas e criaram o que é a nossa comunidade sem esquecer as outras organizações que nasceram depois, tal como o Clube Portugal de Montreal, os Ranchos Folclóricos, as filarmónicas, o Centro Comunitário do Espírito Santo de Anjou, o Centro de Hochelaga, O Clube Oriental e muitos outros organismos que estão em Montreal e mesmo Laval, tal como o rancho folclórico e a Missão de Nossa Senhora de Fátima sem esquecer a associação de Lasalle, varios clubes desportivos, Sporting, Benfica e muitos outros da liga portuguesa de futebol, e mais recentemente o Festival Portugal. Tudo isso faz mexer e da vida a nossa comunidade.

NUNCA devemos esquecer a força das três organizações principais da Nossa Igreja Santa Cruz.
Em primeiro, a comissão de festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres que ajudou enormemente ao desenvolvimento económico da Missão Santa Cruz que mobilizou a comunidade a comunidade na angariaçao de fundos para a compra das instalaçoes actuais e a construçao da igreja Santa Cruz.

Na decada dos anos 70 havia festas que o benficio financeiro, elevava-se a mais de 100 000$, para além das multidoes de portugueses que marcavam presença e que manisfestavam a sua fé ao Senhor Santo Cristo.
Hoje comissão das festas do Sr Santo Cristo continua a divulgar em grande as festas do Santo Cristo e ajudar a Missão Santa Cruz finnceiramente.

Em segundo ao imperio do Divino Espírito Santo que faz mexer muitas famílias na nossa comunidade, com gesto de generosidade, junta a volta da mesma mesa, sem distinçao de classe social pobre e rica, para comeram as sopas em honra do Espirito Santo.

Durante 7 semanas com as domingas do Espirito Santo, varias familias anos apos ano durante uma semana, juntam nas suas resdencias, familiares, amigos e comunidade em geral para rezaram o terço a virgem Maria, declamam lindas orações e cantam canções do Espírito Santo. No final domingo de pentecostes, há uma grandiosa festa que anima toda a comunidade.
Mais tarde os Madeirenses residentes em Montreal, decidiram honrar a sua padroeira Nossa Senhora Do Monte, organizando em agosto, as festas em Honra da Senhora do Monte, que reanima a nossa comunidade, com as suas iguarias culinárias, bolo do coco e as saborosas espetadas de carne.

Estas tres grandes festas sao a vitrina da comunidade portuguesa na missao de Santa Cruz criou-se e continua a manter viva as suas tradições religiosas.

É claro que há outras festas, Nossa Senhora de Fátima, Festa do Sagrado Coração de Jesus, e muitas outras festividades dentro ou fora da igreja de Santa Cruz.

E, para finalizar a minha introdução deste artigo a nossa história nunca deve ser esquecida, muitos homens e mulheres trabalharam arduamente e benevolamente durante 60 para tornar realidade o que é hoje em dia a missao de santa Cruz, horas e horas que passaram a organizar, enfeitar, preparar e dar o seu tempo a nossa comunidade.
Não sao uma meia duzia de pessoas que devem ser homenageado, é todos os membros que fazem ou que fizeram a Missão Santa Cruz o que ela é, HOJE a comunidade portuguesa portuguesa.
Neste pensamento não quero criar discordia nenhuma, mas é importante de notar isso para que a próxima geração possa nao esquecer o que os seus antepassados, fizeram sacrifícios, para construir a Missão Santa Cruz.
Sábado, dia 3 de fevereiro de 2024, organizou-se as celebrações dos 60 anos da Missão Santa Cruz. Um evento extremamente importante para a nossa comunidade. As vezes devemos realçar estes momentos porque atualmente a comunidade deve sobreviver de uma maneira ou da outra. A Missão Santa Cruz através dos anos sobreviveu com todas as adversidades das gerações e da integração cultura da sociedade.
Devemos compreender que estamos a ver mudanças da nossa vida comunitária a a Santa Cruz criou-se e recriou-se como um veículo comunitário com a escola portuguesa e a Universidade dos Tempos Livres que muito esquecem-se mas são duas parte muito importante para que a cultura educação continua bem viva na nossa comunidade. Eu sou parte de um deles na escola da Santa Cruz e hoje em dia sei o que eu sei graças ao ensino desta escola. E, agradeço a todos os dias que eu conheço como falar, escrever e conhecer a história de Portugal, uma riqueza importante da Missão Santa Cruz.
Nesta Noite tivemos um elenco fenomenal com o DJ Jeff Gouveia e Fernando Correia Marques que veio diretamente de Portugal para realçar e marcar esta festa. O DJ fez mexer toda a sala e o cantor fez um espetáculo sensacional durante esta noite. A mestre desta festa foi Marta Raposo que fez um bom trabalho para organizar as homenagens e para que tudo cora bem durante a noite.

Na parte protocolar, houve 3 homenageados, a Sra. Zulmira Paulo Barros que trabalha para a Santa Cruz durante muitos anos e que se dedicou ao seu trabalho e ao mesmo tempo ajudando quase todos os padres a integrar-se e ter uma continuação profissional da Missão Santa Cruz. O Sr. Manuel Neves que fez parte da do conselho de administraçao durante muitos anos e que continua a ajudar a Missão Santa Cruz e que é um laço muito importante nas ajudas e fotógrafo oficial durante mais de 20 anos. Relatando e historiando a Missão Santa Cruz com as suas fotos, vídeos e muito mais. A terceira pessoa homenageada foi o Sr. Gonçalo Gomes. Uma pessoa que eu admiro muito por causa do seu estilo, da sua maneira de ser, e ao mesmo tempo implicou-se durante muitos anos na Missão Santa Cruz. Organizando festas e ajudando nas festas durante muitos anos.
Por último tivemos um momento de silêncio pela alma do Sr. Antero Branco que ajudou muito a Missão Santa Cruz e que apresentaram uma placa comemorativa que será posto no muro comemorativo da Missão Santa Cruz, um gesto muito importante para uma pessoa que fez muito para a nossa comunidade, foi de lamentar nao estar presente a sua esposa (viuva ) Rosa Branco, também ela muito dedicada a comunidade de Santa Cruz. O Concelho Administrativo agradeceu a todas as pessoas que fizeram parte da Missão Santa Cruz.

Nao comprendemos porque razao a comissao de festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres de Montreal, Mordomo do Espirito Santo e comissao de Festas de Nossa Senhora do Monte que estavam presentes nao foram mencionados durante o serao?
A esta pergunta só os membros do conselho de administraçao e organizadores do evento, podem responder a nossa comunidade.
Prontamente três organismos comunitários deram uma lembrança para marcar este evento, tal como o Festival Portugal, Casa dos Açores e a Rádio Centre-Ville.

Podemos realçar também todos os patrocinadores que ajudaram muita para realizar este evento: Les Volailles Fernando, Salão Fildes, Connie Freire, Quincaillerie Azores, Estrela do Oceano/Viva, Padaria Lajeunesse, Tap, Sá e Filhos, Terra Nostra, A Voz de Portugal, Global Cabral Porto, Casa Minhota, Worlée, Lucy da Ponte e Luciano Guido, Chouriçôr, Magnus Poirier, Les Espaçes MEMORIA, Equipa Olivia Paiva.

No final a sala estava cheia de boas gentes e que festejaram em grande este aniversário tão importante. O jantar foi confecionado pelos chefes José Fernandes e Mario Silva e a sua equipa que fizeram um excelente trabalho saboroso e com muita fartura. Devemos agradecer aos jovens em Ação pelo trabalho que eles fizeram para servir e organizar o serviço desta noite e que foi formidável. Quero agradecer a Missão Santa Cruz pelo convite que foi feito ao jornal A Voz de Portugal e em meu nome tive a honra de realizar o cartaz desta linda e memorável festa, e, para finalizar, Feliz Aniversário à Missão Santa Cruz.