Vamos aos Fados

E foi assim que sábado depois de trabalhar à volta do duplex, eu e a conversada montámos nas motas e fomos aos fados.

Foi o amigo Nelson Moreira que tinha dito que havia fado no Plateau, mais precisamente na rua Duluth e lá fomos ouvir a linda e fresca voz da jovem Suzi Silva, muito bem acompanhada pelo António Moniz na guitarra portuguesa, Luís Duarte na viola clássica e o Nelson Moreira na viola baixo.

Cada fado, Suzi Silva, talentosa jovem fadista, falava num francês impecável, falava sobre o fado que iria cantar, umas vezes com humor outras com um tom mais sério mas sempre claro e fácil de compreender, para quem não fala a língua de Camões. Sim senhor, valeu a pena ter ido aos fados na rua Duluth e ouvir o Luís Duarte, que não precisa apresentações, também cantou dois fados. Como dizia o Nelson ouvir uns fadinhos e ainda por cima grátis com artistas como estes, não são todos os fins de semana que isto acontece.

Muito obrigado aos artistas e à organização. O amigo Luís Duarte além de tocar e cantar anseadíssimo também me deu um conselho precioso e certeiro. Disse o Luís que como estavamos de mota o melhor era abalar p’rá casa antes que a chuva chegasse. Não foi preciso repetir duas vezes, cheguei a casa foi a demora de entrar as motas no quintal e entrar na casa e começou a chover torrencialmente.

TEXTO: JOSÉ DE SOUSA