11 de novembro no “Cimetière Repos St-François D’Assise”

No dia 11 de novembro é celebrado o Remembrance Day no Canadá. Esta data foi celebrada pela primeira vez em 1919 em todas as colónias Britânicas do British Commonwealth. Foi originalmente chamado de “Armistice Day” para comemorar o acordo de armistício que encerrou a Primeira Guerra Mundial na segunda-feira, 11 de novembro de 1918, às 11 horas – na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês.
Este ano, pela primeira vez, fui ao cimetério Repos St-François D’Assise em Montreal. Eu nunca tive a oportunidade de “festejar” ou mesmo comemorar este evento tão marcante na história do mundo atual. Mas, fiquei impressionado por esta comemoração, todos os pilares nacionais estavam presentes, Montreal, Quebec e mesmo o Canadá estava muito bem representado.
Foi uma linda cerimónia memorável com homens das Forças Armadas da Defesa Nacional que estavam presente para comemorar este momento tão importante no passado, não sei onde estavamos todos sem estas pessoas que sacraficaram-se de corpo e de alma para nos defender, e esta cerimónia foi interessante porque pela primeira vez encontrei Mgr Christian LÉPINE, muito simpático e que fez um discurso bastante emotivo para os familiares presentes.
Ao mesmo tempo encontrei várias pessoas que estiveram numas na segunda guerra mundial e que sobreviveu e que felicitou o que o cimetério fez para comemorar este evento com muito carinho e amizade.
E, para finalizar, quero dar os parabéns pelos organizadores deste evento porque não é uma coisa simples de realizar um momento solene e com profunda sensibilidade. E, é de louvar a presença de Soraya Martinez Ferrada do Partido Liberal do Canada para Hochelaga e Karine Boivin Roy, do partido CAQ deputada de Anjou-Louis-Riel que prestaram umas lindas homenagens.