4ª edição do Bife da Páscoa

Esta linda comunidade surpreende-me sempre com novas ideias e projetos. Há três anos iniciou-se uma nova tradição no restaurante Casa Minhota com o “Bife da Páscoa”, onde tivemos um curso sobre esta tradição muito bem explicada por Carlos Palma.

“No Sábado de Aleluia, como manda a tradição, todos os anos, algumas centenas de homens, se encontram para degustar o tradicional “Bife da Páscoa.”. A tradição dos “Amigos do Bife” começou há mais de 50 anos, em Cardielos, Viana do Castelo, com um grupo de sete companheiros que foram “expulsos” de casa, pelas respetivas esposas porque em vez de ajudar, estorvavam, diziam elas, enquanto as mesmas faziam a grande limpeza da Páscoa preparando assim a casa para a visita Pascal, (tempo em que a Cruz paroquial ia de casa em casa às costas do mordomo, acompanhado pelo pároco ou um seminarista).

Estes homens reuniam-se para saborear um bom bife da vazia e assim passar uma tarde bem passada. Com o passar do tempo, o número de convivas tem aumentado consideravelmente, contando já com mais de 500 homens que ano após ano se reúnem com o mesmo propósito”.
Nesta celebração o Sr. Carlos Palma, organizador deste evento, iniciou esta festa.

“O Bife da Páscoa em Montreal, tem uma finalidade e um objetivo bem preciso: o de promover um convívio, onde a harmonia e boa disposição reinem por excelência, criando laços de amizade entre todos os participantes e como já vem sendo tradição, apoiarmos uma causa comunitária. A vossa presença, a vossa resposta tão numerosa, muito nos honra, pois demonstra o bairrismo e a boa vontade. De realçar também a presença de casais de origem não lusófona dando um tom multicultural a este evento. Fica desde já lançado o convite para o próximo ano e o apelo a que cada um de nós traga mais um amigo”.

Este ano organizou-se de uma maneira diferente, desta vez estivemos no Clube Sport Montreal e Benfica, onde a sala estava bem cheia com mais de 250 pessoas bem decorada e preparada num lindo ambiente à moda minhota com concertinas Baltazar Oliveira e seus amigos de deram o tom durante toda a noite e Carlos Palma acompanhou com o seu cavaquinho mais tarde. A noite se desenrolou em três partes: a primeira foi Daniel Fernandes e Henrique de Lindoso os grandes artistas de Portugal, que fizeram belíssimas desgarradas picando de um lado para o outro, e que todos adoraram o estilo brincalhão dos dois; depois tivemos uma pausa com danças e concetinas; depois voltaram para dar uma última picadela para o público. Da maneira que foi, todo o público adorou esta noite.
Durante o jantar, a equipa do restaurante Casa Minhota trabalhou muito bem e sabem como servir. Fizeram um excelente trabalho e os bifes foram realmente saborosos, este ano não houve competição do maior comilão mas também os bifes eram maiores e enchia muito mais, eu comi um e já estava bem cheio.

Esta festa não é só comer bifes, é também uma angariação de fundos, este ano o dinheiro foi para uma pessoa da nossa comunidade, um dos fundadores da festa dos Madeirenses, João Pereira que teve um grande problema de saúde e que está em cadeira de rodas. Está a tentar comprar uma máquina (num valor de 4500$ em segunda mão), para que ele possa andar mais uma vez. Para este evento, ele recebeu 1920 (e já está perto dos 2300$, falta ainda um bocadinho, e vamos ver o que a comunidade pode o ajudá-lo).

Uma linda causa muito admirável da parte dos organizadores. E, para finalizar a noite o DJ LusoStyle acabou a noite bastante tarde com boa música para todos os gosto.