2200 jovens jogadores participaram na 3ª edição da Algarve Youth Cup ESM Canadá venceu troféu Fair-play em Sub-13

Textos: José Costa e Marie Moreira

A 3ª Edição da Algarve Youth Cup, que se disputou entre os dias 14 e 20 de Abril que se realizou em Portugal, mais propriamente no Algarve, contou com um total de 2200 jovens jogadores, todos jovens candidatos a futebolistas profissionais num futuro, divididos por 132 equipas oriundas de 15 países diferentes, sendo 68 emblemas de equipas estrangeiras e 64 de Portugal.

Este ano, houve como novidade, países como a Estónia, Tunísia e Estados Unidos da América, que se juntaram aos demais que anualmente marcam presença neste evento.

Entre todos estes jogadores do universo mundial, estiveram presentes as varias equipas da École Sportive Montréal, Canadá com um total de 109 jovens jogadores. A prestação dos canadianos de Montreal não foi a mais brilhante, acabando apenas por vencer o prémio Fair-play na categoria de sub-13. Contudo, várias vitórias em partidas muito bem disputadas onde o aprender esteve sempre presente, compensaram os empates e derrotas averbados.

Mas as cores da bandeira do Canadá não deixaram de subir ao pódio, pois os Toronto Lion Kings FC, de Toronto, também presentes na prova, salvaram a honra canadiana ao vencer na categoria de sub-10 o troféu maior, conseguindo também eleger o melhor jogador do torneio de sub-10, Edwin Efosa.

Foi agradável verificar a troca de ideias e o respeito mútuo, como os jogadores canadianos entraram nas partidas, honrando a sua camisola através do empenho, dedicação e esforço, nunca desistindo de lutar pelas vitórias. Mas o futebol é mesmo assim e ganha quem mais golos marca. Em algumas partidas foram os jogadores da ESM Canadá quem mais marcou e, por isso, averbaram a vitória no jogo. Mas no cômputo geral, as prestações das equipas de Montreal apesar de boas, não chegaram para vencer o troféu.

Regressando ao evento, este disputou-se em três complexos desportivos distintos. O complexo de Vila Real de Santo António, que deu oito campos à prova; o Complexo Desportivo de Monte Gordo, com 4 e ainda o Campo Francisco Socorro, o habitual recinto desportivo do Lusitano de Vila Real de Santo António. Nestes campos evoluíram durante sete dias mais de dois milhares de jovens candidatos a jogadores de futebol profissional no futuro, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos.

Com um quadro competitivo a ser disputado em três variantes do futebol, a de “onze”, com duas partes de 30 minutos cada destinado às gerações de 2005 e 2006; a de “sete” com desafios disputados em duas partes com 25 minutos para as gerações de 2007/2008/2009 e 2010 e, por último, a variante de “cinco”, onde participaram as equipas de 2011 disputando jogos de duas partes com 20 minutos cada.

Em suma, foi uma semana diferente, onde os jovens fizeram o que mais gostam, jogar futebol, acompanhados pelos pais e outros familiares a quem se juntaram treinadores, preparadores físicos e os 21 árbitros escalados para arbitrar as centenas de partidas desta que foi a III edição da Algarve Youth Cup, que contou ainda com meia centena de pessoas que constituíram a organização.
Após terem tido lugar os encontros das finais nos vários escalões etários, teve lugar a cerimónia de entrega de troféus e encerramento onde os autarcas das localidades onde se desenrolou a competição marcaram presença, deixando no ar a ideia de que para 2020 a prova regressará a terras lusitanas do Algarve.

vencedores
SUB-8
1º CF Cracks (Port.)
2º Portimonense SC (Port.)
3º UD Punta del Caiman (Esp.)
SUB-09
1º Sevilla FC (Esp.)
2º Benfica EF – Estádio (Port.)
3º Recreativo de Huelva (Esp.)
SUB-10
1º Toronto Lion Kings FC (Can.)
2º KRC Genk (Bél.)
3º FC Internazionali Milano (Itá.)
SUB-11
1º Rangers FC (Esc.)
2º GNK Dinamo Zagreb (Croá.)
3º Olympique Lyonnais (Fra.)
SUB-12
1º Fayenoord Rotterdam (Hol.)
2º SL Benfica (Port.)
3º Portimonense (Port.)
SUB-13
1º Recreativo de Huelva (Esp.)
2º SG Sacavenense (Port.)
3º GD Fabril (Port.)
SUB-14
1º Recreativo de Huelva (Esp.)
2º ADC Aveleda (Port.)
3º SC Olhanense (Port.)