Confissão de fé

Uma profissão de fé é uma declaração que uma pessoa faz sobre sua fé. Esse ato serve para confirmar publicamente a fé da pessoa. Em algumas igrejas, a profissão de fé é uma cerimônia especial, que marca uma nova etapa na caminhada cristã.

Jesus não instituiu nenhum ritual específico para uma profissão de fé. A Bíblia apenas diz que, para ser salvo, é preciso crer e confessar Jesus como seu salvador (Romanos 10:9-10; Mateus 10:32). A forma como fazemos isso pode ser muito variada.

No início da igreja, as pessoas que criam quando ouviam a pregação dos apóstolos confessavam sua fé e eram batizadas. Assim, eram considerados oficialmente cristãos. O batismo era um momento para professar sua fé em Jesus e declarar ao mundo que se tinham convertido.

Além dessa profissão de fé inicial, os cristãos também faziam outras declarações públicas sobre aquilo em que acreditavam, quando eram perguntados. Em várias ocasiões, os apóstolos e outros cristãos foram levados diante de autoridades e multidões para explicar sua fé. Nesses momentos, eles reafirmavam sua fé em Jesus como o filho de Deus, que veio ao mundo para nos salvar de nossos pecados (Atos dos Apóstolos 4:10-12). Essas declarações também podem ser consideradas profissões de fé.

O objetivo principal de uma profissão de fé na Bíblia era deixar claro aquilo em que os cristãos acreditavam. Eles não tinham textos oficiais com uma profissão de fé igual para todos, mas todos tinham uma coisa em comum: a declaração que Jesus é o salvador do mundo, que morreu e ressuscitou para nos salvar.