Senhor da Pedra e N. S. dos Anjos 2019

Celebraram-se em Laval, no passado fim de semana, as tradicionais festas do Senhor da Pedra, padroeiro da Cidade de Vila do Campo, e de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da Vila de Água de Pau.

As festas tiveram início no sábado dia 17, com a mudança da imagem, seguidas do terço, missa solene e arraial, este ano animado pelo popular cantor Duarte Fróias, D.J. E. Machado e a filarmónica do D.E. Santo de Laval.

No domingo, depois da missa solene, serviu-se um excelente jantar cuja ementa pelo que pudemos constatar, saciou satisfatoriamente um salão quase repleto de convivas.

Às 16h os andores do Senhor da Pedra e de sua mãe Senhora dos Anjos, desfilaram nas ruas vizinhas numa grandiosa procissão, e ambos premiaram todos os participantes com uma magnífica tarde de verão . Se bem que no passado o centro de atenção desta festa tem sido principalmente o Senhor da Pedra, a comunidade portuguesa de Laval tem tentado celebrar, pela mesma ocasião, Nossa Senhora dos Anjos, venerada desde o século XV pelos habitantes da vila de Água de Pau, pois, foi possivelmente aqui nesta Vila que se construiu a primeira igreja dos Açores no século 15 e sujeita a alterações no século 17. Conta a história que a equipa de Cristóvão Colombo rezou nesta ermida quando passaram pelos Açores na sua viagem à descoberta das américas em 1493. Importantes partes desta igreja incluem trabalhos feitos de pau branco, madeira com que tinha sido construída originalmente. Uma dessas peças era um altar amovível que de acordo com a tradição era o altar da caravela navegada por Gonçalo Velho, quando acostou na ilha de Santa Maria. Apesar da longa ligação entre esta Senhora e os habitantes oriundos desta Vila, não tem sido possível benificiar da mesma relação e veneração à Senhora dos Anjos na nossa comunidade de Laval, nos últimos anos em que se tem tentado incorporar os dois andores na mesma procissão e o futuro desta geminação parece bastante incerto.

Voltando ao decorrer da celebração, após a procissão terminada, tanto fora como dentro do salão a festa atingia o seu apogeu: malassadas, bifanas, música, dança e sobretudo a boa disposição, animaram o resto do dia e uma boa parte da noite. Parabéns a todos os que de qualquer modo contribuíram para o sucesso desta festa e se a dúvida sobre a futura participação de Nossa Senhora dos Anjos paira sobre a comunidade, o Senhor da Pedra, esse já tem bilhete reservado.