O PLQ procura Novo Chefe

No dia 5 de maio de 2019 foram anunciadas as regras do processo para a eleição do novo chefe do Partido Liberal do Quebeque (PLQ) e a 23 de novembro passado foi lançado oficialmente o processo de escolha, que acabará na cidade de Quebeque nos dias 30 e 31 de maio de 2020.

As regras são simples. Todos os membros do PLQ terão um voto. Os votos serão realizados de maneira eletrónica ou telefónica. Cada voto será contabilizado no seu distrito eleitoral de residência. Os membros de 25 anos e menos poderão votar num distrito eleitoral nacional, e o resultado da juventude representará um terço do resultado nacional.
Atualmente dois candidatos foram anunciados. Só os membro efetivos em regra terão direito de voto. As pessoas podem, então, aderir ao PLQ, antes do fim do mês de abril de 2020, para ter a qualidade de eleitor. A Dra. Dominique Anglade lançou oficialmente a sua campanha, no dia 22 de novembro de 2019 e o Dr. Alexandre Cusson vai lançar a sua campanha no domingo 26 de janeiro de 2020.

A Dra. Dominique Anglade nasceu em Montreal, filha de pais haitianos. Foi graduada pela Escola Politécnica e HEC Montreal). Trabalhou em várias empresas e é membro de vários conselhos de administração de organismos comunitários, antes de ser presidente de Montreal Internacional. Foi eleita a primeira vez e ocupa sempre o posto atualmente, de deputado provincial do distrito eleitoral de Saint-Henri-Sainte-Anne. Ela foi no último mandato liberal, ministra da economia, das ciências e da inovação, como também vice-primeira-ministra.

O Dr. Alexandre Cusson nasceu em Drummondville e tem um mestrado em educação, perfil de administração escolar, como uma licenciatura em administração de negócios, perfil finanças. Foi diretor do colégio privado de Saint-Bernard e entretanto foi membro de vários organismos como o Mundial das Culturas, do Centro de ajuda voluntária, e o clube Rotary de Drummondville. Foi eleito pela primeira vez como presidente da câmara de Drummondville, em 2013 e reeleito em 2017. Ele ocupou a presidência da União dos Municípios do Quebeque de 2017 até 2019.