F1: Lewis Hamilton Vence na Bélgica

Finalmente cá estamos nas montanhas das Ardennes, mais precisamente no famoso circuito de SPA-FRANCORCHAMPS, na Bélgica o mais longo percurso da temporada com 7 004 Km e vinte curvas. Construído em 1921 e desenhado pelos arquitetos, Jules de Thier e Henri Langlois Van Uphemonde, este circuito é reconhecido pelo seu prestígio por parte de todos os pilotos à espera da vitória final, que tem efectivamente um sabor bem especial.
Uma magnífica pista a qual também tem os seus caprichos como por exemplo a rápida mudança de temperatura, os problemas sentidos pela maior parte dos pilotos na curva um, bem como as suas longas linha rectas às quais LEWIS HAMILTON, Mercedes GP mais uma vez soube utilizar todo o seu potencial para quebrar um outro recorde de pista com o magnífico cronómetro de 1m41s252 seg obtendo assim a sua sexta pole- position no Grande Prémio da Bélgica a sua 93 em carreira. Valtteri Bottas da Mercedes GP e Max Verstappen da Red Bull foram os três primeiros.
No final da secção classificativa Lewis Hamilton honrou a PANTERA NEGRA e homenageou o seu amigo e ator Chadwick Boseman que faleceu sábado com 43 anos vítima de um cancro do cólon.
Outra notícia que nos chegou é que a equipa Williams deixou de pertencer a família fundadora uma vez ter sido vendida esta semana, segunda a sua diretora Claire Williams. Será que Bernie Ecclestone estará na transação olhando a amizade que sempre teve com Sir Frank Williams? Sabemos pelo momento que os novos donos são a Dorilton Capital.
Domingo de manhã irá chover ou não era a questão que se impunha sabendo de antemão o quanto os pneumáticos teriam uma importância vital para o bom seguimento da corrida mas o sol raiou no circuito de Spa-Francorchamps só não raiou para Carlos Sainz da McLaren que teve sérios problemas técnicos e fica fora da corrida.
E, como sendo hábito nestas andanças Lewis Hamilton da Mercedes com um espetacular arranque dominou e comandou, sob o olhar atento e perseguido de Valtteri Bottas. Uma Ferrari que luta não somente em pista mas também nos pits… 5 seg para pôr quatro pneus, na F1, é muito tempo! “mas perdoável uma vez a equipa ter aproveitado a paragens para injetar ar comprimido no chassi do monolugar do 16 da Ferrari”.
ajustamento no calendário 2020
Neste mundo de incertitudes derivado a Pandemia do Covid-19 a FIA ainda conseguiu mais uma vez modificar o seu calendário, fazendo uma volta à TOSCANA no dia 13 de setembro, à RÚSSIA no dia 27 de setembro, a 11 de outubro nomeado GP Eiffel em NURBURGRING, 25 de outubro em PORTUGAL, 1 de Novembro no GP Emilia Romana em IMOLA, 15 de novembro GP da Turquia a correr-se em Istambul, dois Grandes Prémio em Bahrein, no Sakir a 29 de novembro e a 6 de dezembro e finalmente a 13 de dezembro em ABU DHABI no YAS MARINA .
Quanto aos Grandes Prémios anulados desta temporada foram: Austrália, Mónaco, França, Holanda, Azerbeijão, Singapura, Japão, Brasil, Estados Unidos, México, Canadá e China. Próximo encontro a 6 de setembro no GPda Itália para os 1000 da FERRARI.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1-Lewis Hamilton, Mercedes
2-Valtteri Bottas, Mercedes
3-Max Verstappen, Red -Bull
4-Daniel Ricciardo, Renault
5-Alex Albon, Red Bull
7-Lance Stroll, Racing Point