Eleições Luso-americano nos Estados Unidos

Nestas eleições há sempre surpresas e as vezes é interessantes ver o que se passou lá nos Estados Unidos.
Pouco a pouco comecei a ver o que se passou durante uma semana, quem vai ganhar e será que o Trump voltará para 4 anos.
De uma certa maneira vou ter muitas saudades dele porque fazia tantas asneiras que eu podia encher o jornal a todas as semanas sobre o que ele fazia, quer seja no Twitter e mesmo os jornais através do mundo.
Neste artigo é sobre os eleitos e as perdas Luso-Americano…. A cidade de Palm Coast, a norte do estado da Flórida, vai passar a contar com dois vereadores de origem portuguesa – um facto inédito no ‘Sunshine State’. O luso-descendente Victor Manuel Barbosa, natural de Elizabeth, foi eleito dia 3 de novembro com 38% dos votos – numa corrida a quatro.
O luso-americano Nick Freitas, de 40 anos, perdeu a oportunidade de se tornar no mais novo membro de origem lusa na Câmara dos Representantes em Washington, DC. O republicano concorria a congressista pelo Distrito Eleitoral 7 de Virgínia, frente à ocupante do cargo – a democrata Abigail Spanberger, uma ex-agente da CIA.
Depois de uma longa contagem de votos, onde Freitas chegou a liderar durante vários dias, a Associated Press declarou hoje a democrata vencedora – com 51% do eleitorado (ou 322 122 votos); Freitas obteve 49% (224,367 votos).
O português José Gonçalves, natural de Trás-os-Montes, perdeu as eleições para Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Connecticut. Concorria pela segunda vez pelo Distrito Eleitoral 122 (a compreender Shelton, Stratford e Trumbull) e obteve 5 529 votos, ou 40,2% do eleitorado. O actual ocupante do cargo, Ben McGorty, levou a melhor com 59,8% do eleitorado.
A Associated Press declarou vitorioso o congressista luso-americano Devin Nunes, que assim permanecerá mais dois anos na Câmara dos Representantes dando voz ao Distrito Eleitoral 22 no ‘Estado Dourado’. O republicano conquistou 53% do eleitorado.
Hoje com 47 anos, Nunes foi eleito em 2003 em representação na altura do Distrito 21 da Califórnia em Washington, DC; em 2013 concorre pelo Distrito 22, que surge depois de um processo de reestruturação eleitoral, e volta a ser eleito. É o mais alto membro republicano do poderoso Comité de Inteligência do Congresso – que presidiu até há 2 anos, quando os democratas recuperaram a maioria.
A luso-descendente Lillie Lavado conseguiu ser eleita na corrida a um assento na Assembleia Legislativa do Maine. A candidata luso-descendente obteve 45,4% e a sua oponente com 54,6%.
“Para uma zona muito conservadora como é esta, a margem é na verdade um bom sinal”, adianta Lillie Valado – quiçá a pensar em nova oportunidade para 2022.
Lavado nasceu em Hartford, Connecticut, e mudou-se para Presque Isle em 2012, quer representar na Assembleia Legislativa em Augusta (a capital daquele estado do nordeste) o Distrito Eleitoral 147.
O luso-americano Rick Lopes foi eleito Senador Estadual no estado de Connecticut, obtendo confortável margem de 56% do eleitorado. Lopes, que é deputado estadual, vai assim fazer história, tornando-se no único luso-americano a ocupar uma cadeira na câmara alta da Assembleia Legislativa de Connecticut.
Filho de imigrantes de Mira de Aire em Hartford, Rick Lopes voltou a candidatar-se a Senador Estadual pelo Distrito Eleitoral 24 – em embate directo com o actual ocupante do cargo, o republicano Gennaro Bizzarro (depois de ter concorrido, sem êxito, há dois anos).
A legisladora Rosa Rebimbas, filha de pai da Murtosa e mãe natural de Estarreja, foi reeleita no Distrito Eleitoral 70 de Connecticut. A legisladora obteve 5 975 votos e o seu oponente ficou-se com 3 863.
A republicana concorreu à reeleição com oposição pela primeira vez em dez anos. É advogada de profissão, formada pela University of Utah, e membro do poderosa ‘Judiciary Committee’.
A legisladora estadual Cecília Aguiar-Curry, de 66 anos e neta de imigrantes da Terceira, Açores, vai continuar a representar o Distrito Eleitoral 4 na Assembleia Legislativa da Califórnia. A legisladora de origem portuguesa obteve 61% dos votos e foi reeleita.
Desde 2016 e dá voz em Sacramento não apenas a regiões do vale do mesmo nome, como à zona onde está concentrada a importante indústria de produção vitivinícola.
Aguiar-Curry, depois de ter trabalhado vários anos na ‘Bay Area’, foi eleita ‘mayor’ da cidade de Winters, a primeira mulher a ocupar o cargo.
O luso-descendente Patrick Pihana Branco, eleito deputado estadual no HAVAÍ, foi diplomado em 2019 e esteve colocado em vários postos pelo globo, ganhou as eleições para Deputado Estadual no estado insular do Havaí pelo Distrito 50 – que inclui Kailua e a Baía de Kaneohe. Formado em Relações Internacionais, obteve confortáveis 62% dos votos.
O empresário luso-descendente Kevin Ferreira Branco, de 34 anos de idade, perdeu as eleições para o cargo de Deputado Estadual na Pensilvânia. O democrata pretendia representar o Distrito Eleitoral 131 da Pensilvânia em Harrisburg, a capital do chamado ‘Keystone State’, e obteve apenas 33% dos votos.
Branco poderia ter sido o segundo luso-descendente a ocupar um cargo de legislador nas duas câmaras da Assembleia Legislativa do estado da Pensilvânia (que conta ainda com a senadora estadual Lisa Boscola, de origem portuguesa, cujo mandato se estende até 2022).
O congressista Jim Costa, de origem portuguesa e de 68 anos de idade, foi releito na Califórnia com a confortável margem de 60,5% do eleitorado 9ou 92,921 votos).
Costa chegou a congressista em 2005, depois de ter sido deputado e senador estadual de 1978 a 2002 nas duas câmaras da Assembleia Legislativa da Califórnia. Representa o Distrito Eleitoral 16.
É filho de imigrantes açorianos que chegaram aos EUA no início do século XX; a família trabalha no sector do leite.
A luso-descendente Kat Goulart voltou a perder as eleições para o cargo de Deputada Estadual em Connecticut. A candidata republicana, que concorria pelo segundo ano consecutivo no Distrito Eleitoral 39, obteve apenas 776 votos – ou 18,6% do eleitorado.
A vitória foi para o actual ocupante do cargo, o agente da polícia Anthony Nolan, que ficou com 77,6% dos votos.
A congressista democrata de origem portuguesa Lori Loureiro Trahan foi reeleita em Massachusetts, avança a Associated Press. A luso-americana avança assim para o seu segundo mandato na Câmara dos Representantes, onde dá voz ao Distrito Eleitoral 3 – com uma significativa presença portuguesa.
Resumindo em poucas palavras simples.
Perdemos… Ganhamos…
O artigo foi escrito com a colaboração de Henrique Mano do jornal Luso-Americano.