Domingo de Ramos em Santa Cruz

Terminada a Quaresma, o Domingo de Ramos, em que Cristo entra triunfalmente em Jerusalém, aclamado por multidões como filho de Deus, dá início à Semana Santa.
Na Missão Santa Cruz, na missa transmitida pelo Facebook, no início da celebração, o seu líder espiritual, Sr. Padre Adam, procedeu solenemente à bênção dos ramos ou das palmas, como nos habituaram a chamar. O Evangelho foi aclamado pelo Diácono António Ramos e pelos leitores Gabriela Pimentel e Carlos Pereira. Quanto à animação, esteve a cargo de Inês Gomes.
Pelo Segundo ano consecutivo, devido à pandemia, iremos celebrar a Semana Santa e a Páscoa de forma diferente. Quinta-feira, não haverá o lava-pés, símbolo do serviço, da humildade e do amor. Esta cerimónia que é sem dúvida alguma a celebração das celebrações, em que é instituída a Eucaristia, doação de Jesus por nós, bem como o sangue que derramou para nos dar a vida, deveríamos iniciar após o pôr-do-sol, mas vai ter de ser às 18h30, devido ao recolher obrigatório imposto pelas autoridades da saúde pública. Na Sexta-feira Santa não poderá haver a adoração da Cruz. Os jovens vão proceder a uma pequena encenação da Via Sacra. A cerimónia terá lugar às 15h. A Vigília Pascal ou Sábado de Aleluia, o ritual da ressurreição de Jesus Cristo, será às 19h. No Domingo de Pascoa haverá duas missas, 09h e 11h. Habitualmente além de celebrar a ressurreição do Senhor, procedia-se ao envio dos símbolos do Espírito Santo. Creio que os mordomos de Santa Cruz, José Machado e José Pacheco vão levar, para que simbolicamente haja esse envio.
A Voz de Portugal deseja a toda a comunidade uma Feliz e Santa Pascoa.