Visita do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa

Uma visita de qualquer um de Portugal, que seja um Diretor, presidente de Câmara ou primeiro ministro é sempre importante para a nossa comunidade portuguesa de Montreal. Mas, no dia 13 e 14 de setembro foram dois dias que a comunidade nunca esquecerá com a vinda do Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
No dia 13 de Setembro tivemos o prazer e honra de ter recebido em Montreal o Sr. Presidente da República. Foi organizado uma receção no The Windsor Ballrooms situado no 1170 rua Peel, no coração mesmo da linda cidade de Montreal.
Grande afluência de individualidades da Diáspora assim como associações, clubes, órgão da comunicação local e representantes de várias empresas cá em Montreal, grande azáfama à chegada do Sr. Presidente o qual sempre de sorrido aberto é cordial distribuiu abraços e beijos a quem se aproximava-se dele, por vezes dialogando por instantes. A comitiva da recepção foi Roberto Carvalho da associação Saudades da Terra Quebequente, Joe Puga do Festival Portugal, Luci Medeiros da Casa dos Açores do Quebec, Gilberto Alves do Clube Oriental de Montreal e Amy Nune a coordonadora do evento.
A delegação subiu ao palco onde foi cantado os hinos do Canadá e o de Portugal com a linda voz de Gabriela Almeida Pereira.
Houve vários discursos se seguiram pelas entidades presentes assim como o Presidente da República. Daniel Loureiro Conselheiro do Canadá, Francisco Saraiva Cônsul-Geral de Portugal em Montreal, António Leão Rocha embaixador de Portugal no Canadá, João Gomes Cravinho, Ministro dos Negócios Estrangeiros discursaram e no final foi o Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Num momento inesperado e que surpreendeu-me ele homenageou todos os presentes e especialemente o jornal A Voz de Portugal com um discurso emotivo e salientando todo o esforço deste lindo organismo comunitário que estão presente desdes 1961 e relatando a história da nossa comunidade.
Todos os presentes aplaudiram o gesto que o Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa fez e anotou.
Uma segunda surpesa foi a condecoração David Pereira com a Ordem de Camões com o Grau Cavaleiro. Um gesto lindo por uma pessoa que trabalha muito no consulado e que já lá vão 38 anos ao serviço do consulado em Montreal.
Foi servido um beberete com vários acepipes confecionado pela linda chefe Helena Loureiro acomanhado por vinho branco e tinto.
No final da receção houve um momento musical interpretado pela fadista comunitária Suzy Silva acompanhado pelo José Brites. Eu aprecie muita estes dois jovens da nossa comunidade especialemente a linda voz da Suzy e foi muito apreciada do toda a assistência.
Quinta-feira, dia 14 de Setembro foi organizada uma visita ao “Canadian Centre for Architecture situado no 1920 Baile Street em Montreal. Na sua chegada o Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e saudado pela diretora Giovanna Borasi e diretora fundadora Emérito Phyllis Lambert e foram visitar a exposição dos arquivos do Arquiteto Português Siza Vieira. Uma linda exposição muito informativo e bastante marcante.
A próxima etapa da visita foi para a Missão de Santa Cruz bastante público aguardava o Sr. Presidente com pequenas bandeiras de Portugal nas mãos, no salão nobre da Missão. Na sua chegada à Missão Santa Cruz, na presença do conselho administrativo da Santa Cruz apresentou-se uma linda placa comemorando a sua visita à Missão.
Depois começou a visita subindo às salas de aula da escola da Santa Cruz e assinou o livro de ouro da Santa Cruz. Logo depois dirigiu-se então ao Salão Nobre com grande alegria do público à sua entrada onde muitos gritavam “Viva a Portugal” e, como hábito, deu os seus beijinho e abraços a todos os presentes.
Discursou iluminando a comunidade Portuguesa tendo dito que o Governo tem sempre os emigrantes no pensamento, foi servido um Porto de honra, após dirigiu-se a pé e visitou várias lojas da nossa comunidade tal com o salão de cabeleireira Edite, a padaria Anges Gourmet, a Caixa Portuguesa Desjardins a Quincailheria Azores, e finalemente chegou ao parque de Portugal onde se demorou cumprimentando e dialogando aqui e acolá.
Indo à volta do Parque de Portugal, “visitando” e até que o chefe de protocolo avisou que teria de ir embora porque havia o risco de perder o avião que o transportou a Toronto e onde vai terminar a sua visita.
Muito nos honra esta estadia do Presidente da República Portuguesa e com a finalidade de recordar os 70 anos da emigração Portuguesa legal para o Canadá.
Obrigado pelo reconhecimento à comunidade portuguesa em Montreal e à sua visita através da comunidade.