A Fé de um Povo Movido pela Devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres

As festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres se realizarem na cidade de Montreal, no passado fim-de-semana.
O Centro Comunitário da Missão Santa Cruz, nestes dias, é o lugar predileto para onde convergem os católicos portugueses e não só, na busca de uma graça, ou no cumprimento de uma promessa.
São rostos humanos, sem máscaras, respirando alívios de sofrimentos resgatados pelo Senhor, são fiéis devotos que depositam na imagem do Senhor Santo Cristo a esperança de alcançar um milagre nas suas vidas.
As festividades tiveram início na sexta-feira com a mudança da imagem da sua capela, até ao seu andor, que estava divinamente florido com muitas rosas encarnadas assim como toda a igreja, estava excelentemente enfeitada, antes de fixar a imagem no andor, foi depositado nos seus ombros uma nova capa pelo casal Ana e Alex Braga que foi uma oferta deste memo casal, residentes na provincia do Ontário, arredores da cidade de Toronto. Que propositadamente vieram juntamente com outros familiares e amigos assistir as festas em honra do senhor Santo Cristo em Montreal
A capa é de uma beleza rara, foi confecionada pela senhora Maria Madalena Paiva residente nos Estados Unidos, o bordado na capa, que Ecce Homo levou este ano aos ombros, simboliza graças recebidas à família Braga.
A frente representa a cura, de uma longa doença do Alex e na parte detrás uma coroa do Espírito Santo um especial agradecimento ao Divino, por ter dado aos cientistas a sabedoria de remover um temor que durante muitos anos estava no cérebro da filha deste casal.
Mas os maiores dias da festa, em que os fiéis são convidados a participar, foram no sábado 20, e domingo 21 de Maio de 2023.
O programa das festas deste ano, na parte religiosa, o padre Jason Reis, natural de Montreal, mas a exercer as suas funções sacerdotais na ilha de São Miguel, do arquipélago dos Açores, foi o convidado a presidir às festas deste ano, um jovem sacerdote que foi batizado na igreja de Santa Cruz em Montreal, no sábado acompanhado pelo grupo coral Santa Cruz dirigido pela senhora Inês Gomes e no domingo pelo grupo coral do Senhor Santo Cristo dirigido por Filomena Amorim ainda na missa o padre Jason, foi coadjuvado pelo padre Adam, responsável pela Missão de Santa Cruz, e o cónego Sr. Ramos.
A missa de domingo contou com a presença do casal Braga, o Cônsul geral de Portugal em Montreal Sr. Doutor Francisco Saraiva e pelo segundo ano consecutivo o doutor Horácio Arruda ex-director regional da saúde pública do Quebeque, que se fez acompanhar pela sua esposa.
O programa profano tinha muita qualidade, para animar o arraial de sábado, concerto com a Filarmónica de Montreal e de Laval e o Ruben Aguiar com a sua banda que por motivos pessoais e à última da hora não pôde viajar para Montreal, mas a comissão das festas não poupou esforços para contratar um outro artista de renome e bem conhecido de todos David Melo dos Estados Unidos, substituir o Ruben Aguiar. Para o domingo estava programado a artista da nossa comunidade, Sylvie Pimentel, conjunto Starlight, e o DJ Alex Moreira
No sábado, a imagem do senhor Santo Cristo, saiu à rua aonde recebeu as boas vindas dos presentes, sobre os cânticos do grupo coral da missão de santa Cruz e depois foi dar a volta ao recinto da missão e a uma parte da rua Rachel entre Clark e Saint Urbain, acompanhada pela Filarmónica de Montreal e de Laval, aos ombros de homens entre eles motociclistas que mais uma vez marcaram a sua presença para saudar o senhor ao som do ruído próprio dos motores que ao passar da imagem lhe prestaram uma homenagem, de seguida as motos foram benzidas pelo padre Jason.
As Filarmónicas de Montreal e de Laval animaram a primeira parte do arraial com um concerto musical, depois o artista David Melo, já não lhe foi possível cantar devido a chuva.
O grande momento das festas por todos esperados, é o domingo que depois da missa solene é a saída da imagem na procissão aonde muitas centenas de pessoas convergiram para o adro da igreja Santa Cruz para incorporarem a procissão e outros ficam nas ruas para venerarem a imagem do altíssimo.
A procissão deste ano foi acompanhada pelas filarmónicas do Divino Espírito Santo de Laval e Portuguesa de Montreal.
O arraial do domingo após a recolha da procissão começou com atuação de Sylvie Pimentel, em seguida David Melo, que como mão havia sido possível no sábado disponibilizou-se a cantar no domingo, as festas deste ano terminaram, com a atuação musical do Starlight e o estrondoso “Show” do DJ Alex Moreira que trouxe uma multidão de jovens e que os levou a loucura como antes nunca visto nestas festas.
De novo, os portugueses e Luso descendentes de Montreal, viveram, os seus dias maiores, manifestaram a sua crença na realeza de Jesus, num testemunho de fé.
Mensagem enviada à Comissão das Festas do Sr. Santo Cristo & ao DJ Alex Moreira de Sandy Gonçalves.
“Domingo à noite viveu-se um momento excecional e inesquecível no recinto da nossa igreja. Miúdos e graúdos curtiram como se não houvesse amanhã. Aliás, ouvi vários jovens dizer que foi a melhor noite da vida deles! Podemos continuar a dizer que os jovens são isto ou aquilo, mas se lhes proporcionamos o contexto certo, com as condições certas…eles são um espetáculo! Obrigada a quem soube apostar na juventude, com um programa inclusivo, diversificado e artistas de calibre internacional. Só assim podemos garantir a continuidade das tradições que nos unem e fomentar um sentimento que não se explica, mas sim que se sente, como se sentiu este fds!
Força e viva a nossa Comunidade.

Escrito por Mário Carvalho