A Fé do Povo Açoriano, e a Fé que move montanhas

As maiores festas religiosas dos Açores são as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que não se realizou este ano devido a pandemia Covid-19 que ficará marcado na história dos Açores, a mais antiga devoção que se realiza em Portugal a primeira procissão ocorreu a 11 de abril de 1700.

É a primeira vez em 320 anos que o Senhor Santo Cristo dos Milagres não saiu a rua. As ruas da cidade de Ponta Delgada cinzentas, tristes, vazias e sobretudo nuas. As ruas desta linda cidade, todos os anos, se transformam em jardins com os mais lindos tapetes de flores e de perfume da natureza, as varandas são vestidas com as mais lindas colchas e arranjos de flores.

Este ano foi silencio, foi triste, foi um vazio, mas a fé do nosso povo é incrível mesmo não havendo a festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres nem a sua procissão centenas de fiéis na hora da procissão junto do Santuário para prestar homenagem ao Senhor com flores e velas respeitando as leis de distância.

Centenas de fiéis passavam de carro em frente da porta fechada da igreja do Sr. Santo Cristo durante o seu dia.
Neste domingo do Senhor Santo Cristo dos Milagres a mensagem para todos do Reitor do Santuário Cónego Adriano Borges este ano foi de ESPERANÇA e de CONFIANÇA que tudo vai ficar bem.
Neste domingo do Senhor Santo Cristo os Açorianos nos Açores e espalhados pelo mundo, como tantos milhares de pessoas sentem uma tristeza profunda um vazio por não haver a festa e por não poder ver a imagem do Senhor Santo Cristo.

No domingo do Senhor Santo Cristo dos Milagres eu senti um pouco esse sentimento de tristeza e de vazio.

Cada um de nós vivemos este domingo a nossa maneira longe da nossa terra natal no meu caso da ilha de São Miguel. Recordarmos e que fique na história da diáspora que foi o povo Açoriano que trouxe consigo a sua fé no coração e espalhou a sua devoção e tradição na diáspora, como sinal de vida tanto na cultura como na fé e na tradição.
“A Fé Move Montanhas” uma das metáforas que temos o costume de ouvir. Não se fala de uma montanha física, mas uma montanha interior. Sempre ouvimos falar de Fé, mas muito poucas vezes usamos a Fé que pode transformar-se em realidade. A primeira Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Montreal foi em maio de 1966 devemos sentir muito orgulho.

Se Deus quiser para o ano de 2021 como manda a tradição cá estaremos todos juntos com saúde e redobrada vontade para celebramos as maiores festas religiosas dos Açores e da diáspora.

Para o Senhor Santo Cristo somos todos seus filhos, somos todos iguais. Para o Senhor não há diferença de raça, nem a cor da pele, ou religião, somos todos seus filhos. Esperamos com Fé e Esperança que em breve tudo vai ficar bem.

Texto de Francisca Reis