António Cabral novo administrador para a ONU

Há oportunidades que não podemos dizer não… e, esta é uma delas. É triste mas é uma realidade. Nos últimos tempos tivemos notícia sobre um advogado de Montreal que foi para uma missão pelas Nações Unidas na África. O que ele vai fazer?
O Sr. António Cabral, muito bem conhecido na comunidade foi nomeado Gerente do Programa Sénior da ONU de setembro até meados de dezembro.
“Estou muito entusiasmado com este imenso desafio que me espera em Moçambique”, disse na altura da sua nomeação.
A sua missão será ajudar as autoridades políticas de Moçambique a gerir a crise humanitária e de segurança no norte do país.
“É uma oportunidade de ouro ser capaz de fazer uma diferença real na vida de quase 800 000 pessoas, incluindo crianças que foram deslocadas para o sul, perto de Pemba”, disse ele.
Com sede em Pemba, na província de Cabo Delgado, o advogado vai ajudar a Agência Nacional de Desenvolvimento Integrado do Norte a gerir os vários desafios. Me. Cabral poderá aplicar os seus conhecimentos de direito internacional.
Intitulado “Projecto de Recuperação da Crise do Norte de Moçambique”, este projecto visa melhorar o acesso a serviços básicos e oportunidades económicas para pessoas deslocadas internamente e comunidades anfitriãs em áreas específicas no norte de Moçambique.
Quem é ele ?
Membro da Ordem dos Advogados de Quebec desde 2007, ele fundou sua própria empresa chamada Cabral Avocats Inc. em 2011.
O advogado pratica o direito penal.
Durante sua carreira, ele trabalhou como diretor da coordenação técnica do programa de apoio à justiça na Organização Internacional da Francofonia de 2009 a 2011 e embaixador interino da mesma organização em 2010.
Graças à sua experiência internacional, ele conseguiu exercer a advocacia da Organização Internacional do Trabalho das Nações Unidas de 2004 a 2005 e participar como consultor jurídico do projeto internacional de advogados seniores no Haiti em 2014. Além de ser nomeado membro honorário da Ordem dos Advogados do Haiti, ele participou numa competição internacional de tribunal em 2000. Graduado em direito pela Universidade de Quebec em Montreal, obteve o título de mestre em direito internacional pela Universidade de Montpellier I (França) em 2002.
Parabéns ao nosso amigo António Cabral e que volta, vamos sentir a sua falta.
Mas, em breve, vamos continuar com a sua crónica no programa televisivo A Voz de Montreal.