As eleições que custaram um balúrdio de dinheiro, e tudo fica na mesma

Eu não sou pluralista, e ainda mais, não gosto de jogar com o dinheiro dos outros. Quando vi que havia eleições, eu disse-me que o primeiro ministro do Canadá quer uma maioria clara.
E, durante 30 e tal dias, tivemos a certeza que todos os partidos estavam a dar prendas eleitorais, dando uma nova possibilidade de governar um país e ao mesmo tempo, abrir as portas num futuro que tem muitas incertezas para um futuro brilhante, forte e uma economia que vai ser um orgulho através do mundo.
Segunda-feira às 22h26 TVA Nouvelle, todos os médias quebequenses anunciaram que os liberais formarão o 44º governo do Canadá, mas, não quis especificar se será maioria ou minoria.
A luta continuou durante mais uma hora.
E o resultado, é que Justin Trudeau e o seu partido ficará, mais uma vez, um partido minoritário. O que, para o Primeiro Ministro do Canadá, é uma mensagem clara, ele não vai ter a maioria então ele vai dever se organizar de outra maneira para poder ganhar pontos na assembleia. Tudo isso custou 600 milhões de dólares e dividir mais o país. Olhando para as eleições de 2019 e 2021, ele perdeu mais um bocadinho… Será que ele vai conseguir lutar durante quatro anos no parlamento ou será que ele vai refazer eleições dentro um ou dois anos.
Uma coisa é certa…
Nada mudou mas gastou-se 600 milhões nesta aventura.
É dificil acreditar que estas eleições puxou 2 anos a mais, o Partido Liberal.
Será que tudo isso foi positivo?
Não sei…
Acho que Justin Trudeau fica no poder e é o homem que todos querem mas não quer dar todo o poder, e, este balanço não está muito forte, só falta uma pequena chave e o resto não sabemos…
Agora devemos aprender desta experiência e ver o que aconteceu nos escritórios de votos aqui em Montreal, e em Blainville, onde muitas pessoas ficaram em linha durante mais de uma hora para poder votar.
E, o pior é que as 22h30 várias pessoas estavam ainda em linha para votar, e mesmo através do Canadá surgiu esse problema, houve muitos problemas para ir votar, e quando a malta estava em linha, o anuncio do vencedor já sido divulgado, e isso não ajudou nestas eleições apresentando um facto que houve muita gente que não foi votar.
É importante de tomar notas desta situação, porque em novembro vamos estar de volta as urnas para o municipal e espero que estes problemas serão resolvidos.
Pouco a pouco os chefes vieram dar a sua mensagem, em primeiro foi o chefe do partido PPC ‘People’s Party of Canada’, Maxime Bernier, mesmo se ele perdeu ele disse claramente: “Os canadianos que se opõem à crescente tirania e ao governo autoritário precisam de ter uma voz. Nós somos esta voz”, e isso foi dito em Saskatoon. Este partido não teve um eleito, mas podemos notar que a percentagem aumentou foi até 5,18%, E, isso é uma vitória para este partido que está pouco a pouco a impôr-se nas eleições federais.
Erin O’Toole perdeu e discursou em Oshawa, aceitando a derrota mas que parece que ele vai continuar até à próxima eleição, e quem sabe,… se ele joga bem e apresenta-se bem, nunca podemos dizer que ele vai ter o direiro de dirigir o Canadá como o primeiro ministro do Canadá.
Há pouco tempo falei com Lucilia Miranda, ela disse-me que ela não pense ganhar mas aprender e estar presente nestas eleições é uma riqueza incalcúlavel porque ela aprendeu muito, e que nas próximas eleições ela vai conhecer muito mais o terreno e vai saber mais sobre como funciona um candidato e como trabalhar para ganhar.
Ela conseguiu ter 1973 votos, ou seja 4,2% dos votos no bairro Honoré Mercier, é pena ela trabalhou muito para conseguir isso, acho que nas próximas eleições ela vai ganhar ter mais conhecimentos e vai poder ter possibilidades.
Às uma da manhã, tinha 32 candidatos que estavam a ganhar. São, portanto, resultados iguais à 2019, onde teve 32 candidatos eleitos, então o partido não avançou nem recuou, disse o líder do partido, Yves-François Blanchet, que sonhava em conquistar oito cadeiras a mais.
As uma hora, mais ou menos o chefe do NDP, Jagmeet Singh, ele começou o seu discurso felicitando todos os que participaram nesta eleição. “Quero reconhecer o trabalho de todos os chefes e suas equipes e dar os parabéns ao Primeiro-Ministro pela sua reeleição. Também quero agradecer aos canadianos que foram votar ”.
Ele levou alguns minutos para se dirigir aos quebequenses. E agradecer Alexandre Boulerice pela vitória, o único candidato que ganhou no Quebeque, e reiterou que o NPD está aqui para os quebequenses e avisou que vão continuar a lutar pelo Quebeque”.
E, para finalizar esta noite, Justin Trudeau deu a sua mensagem às 1h20 da manhã. Apresentando algumas das suas promessas, e agradeceu os canditados e seus líderes. Agradece a democracia e vai continuar a representar todos, mesmo se votaste ou não, ele estará lá para cada um de nós. Um discurso completamente bilingue e bem dinâmico.
“Obrigado pelo sacrificio”, lindas palavras do Primeiro Ministro Justin Trudeau.
É importante de notar que Alexandra Mendes do Partido Liberal ganhou, em grande, a sua região Brossard-Saint-Lambert.

Escrito por Sylvio Martins