Page 10 - 2022-03-03
P. 10

LAZER                            10 |  LA VOIX DU PORTUGAL MARS, 2022 | 3 |  MARCH 2022 THE VOICE OF PORTUGAL

         SERVIÇOS CONSULARES





         EMBAIXADA DE PORTUGAL EM OTAVA
         645 Island Park Dr, Ottawa, ON K1Y 0B8
         T.: 613.729.0883
         CONSULADO PORTUGAL EM MONTREAL
         2020 Boul. Robert-Bourassa #2425, Montréal, QC H3A 2A5
         Email: consulado.montreal@mne.pt
         ASSOCIAÇÕES E CLUBES
         ASSOCIAÇÃO DOS PAIS
         333, rua de Castelneau E., Qc., Montréal   T.: 514.495.3284
         ASSOCIAÇÃO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
         1815, rua Favreau, Laval, Qc., H7T 2H1   T.: 450.681.0612
         ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DO CANADÁ
         4170, rua Saint-Urbain, Montréal, Qc., H2W 1V3   T.: 514.844.2269
         ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LASALLE
         2136-A, rue Pigeon LaSalle, Qc., H8N 1A6   T.: 514.366.6305
         ASS. SAUDADES DA TERRA QUEBEQUENTE   T.: 514.237.3994
         CASA DOS AÇORES DO QUEBEQUE
         229, rue Fleury Ouest, Qc H3L 1T8    T.: 514.388.4129
         CENTRO COMUNITÁRIO APES
         9515, rua Hochelaga, Montréal, Qc., H1L 2R1   T.: 514.353.1550
         CENTRO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO                 Com Matt Reeves, Batman recupera
         8670, rua de Forbin-Janson, Montréal, Qc.,  H1K 2E9  T.: 514.353.1550
         CÍRCULO DE RABO DE PEIXE           T.: 514.843.8982
         CLUBE ORIENTAL DE MONTREAL                      o interesse na investigação do olhar
         4000, rua de Courtrai, Montréal, Qc., H3S 1C2   T.: 514.342.4373
         CLUBE PORTUGAL DE MONTREAL
         4397, Boul. St-Laurent, Montréal, Qc., H2W 1Z8   T.: 514.844.1406
                                                                primeira cena de Robert Pattinson no pa-
         FESTIVAL PORTUGAL                  T.: 514.923.7174  A                                           nele a sombra é a norma da condição humana, e não
         LIGA DOS COMBATENTES               T.: 514.844.1406    pel reapresenta a personagem no “Ano 2”  a luz.
        IGREJAS                                                 de carreira; o Batman já tem a confiança do   Felizmente Matt Reeves tem essa noção e, conceitual-
        SANTA CRUZ                        T.: 514.844.1011  tenente James Gordon (Jeffrey Wright) mas visivel-  mente, organiza todo o filme a partir disso. The Bat-
        NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, LAVAL    T.: 450.687.4035
         FILARMÓNICAS                                    mente é o órfão crescido que aderiu ao vigilantismo  man pode não ser um noir decente do ponto de vista
         DIVINO ESPÍRITO SANTO            T.: 514.844.1774  para ventilar seus ressentimentos. Qual é a conse-  das surpresas mas é, sim, um noir muito oportuno
         PORTUGUESA DE MONTREAL           T.: 514.982.0688  quência de começar uma história evocando Taxi  para reabilitar a pulsão do proibido - em muitas das
         GRUPOS FOLCLÓRICOS                              Driver, talvez o filme americano mais famoso a tran-  suas expressões, na violência, no voyeurismo, na pul-
         CAMPINOS DO RIBATEJO             T.: 514.648.8343  sitar problematicamente na linha fina entre acusar o  são do sexo - em um gênero higienizado como o dos
         ESTRELAS DO ATLÂNTICO            T.: 450.681.0612  reacionarismo e abraçá-lo? É um gesto muito forte  super-heróis no século XXI. Parece óbvio esperar isso
         ILHAS DO ENCANTO                 T.: 514.388.4129
         PRAIAS DE PORTUGAL               T.: 514.844.1406  da parte de Reeves, uma moldura ideológica que o  de um filme do Batman mas a verdade é que em 2022 o
         CENTROS                                         filme impõe para si e que vai defini-lo até o desfecho,  sarrafo hollywoodiano não está lá muito alto.
         CENTRO D'AÇÃO SOCIO-COMUNITÁRIO  T.: 514.842.8045  quase três horas depois.
         CENTRO DE AJUDA À FAMÍLIA        T.: 514.982.0804  O preço que o roteirista e diretor paga por essa es-  Não se pode desprezar a responsabilidade de Zoë
         CRUZADAS                                        colha é que tudo no filme se mobiliza em função do  Kravitz nesse quesito. Os melhores momentos de The
                                                         discurso. Reeves está fazendo aqui menos um noir in-  Batman envolvem sua Mulher-Gato porque ela é a ma-
                                                         vestigativo do que um simulacro de noir, onde tudo  nifestação bem definida de um jogo sensual de desve-
                                                         se ordena de acordo com a meta imposta de despertar  lamento que a câmera de Reeves está sempre propon-
                                                         Bruce Wayne para uma renovada consciência políti-  do com o espectador. Não é por acaso que o filme abre
                                                         ca. Vilão principal numa trama que parece reencenar  com um plano de voyeurismo, uma perspectiva em
                                                         a HQ O Longo Dia das Bruxas (1996) numa chave de  primeira-pessoa com um binóculo: o proibido se apre-
                                                         suspense de serial killer, como O Silêncio dos Inocen-  senta para nós logo de partida, e está sempre numa
                                                         tes (1991) e Seven (1995), o Charada surge também  negociação com o olhar. A relação entre Batman e a
                                                         instrumentalizado pelo comentário sobre o neofascis-  Mulher-Gato se sacramenta na forte cena da infiltra-
                                                         mo.                                              ção do clube porque é ali que o olhar dos dois se torna
                                                          Matt  Reeves  não  está  sendo  exatamente  inovador  um só, literalmente.
                                                         nesse sentido, ao aproveitar tropos de um ou dois gê-  Se assumirmos que é preciso desafiar o secreto e o
                                                         neros “adultos” para tornar mais impactante e sisuda  proibido para conquistar um ponto de vista em The
                                                         uma narrativa de universo fantasioso. Nessa estratégia  Batman, então não parece surpresa que o verdadeiro
                                                         ele foi precedido não por Scorsese, nem David Fincher,  astro do filme seja Gotham City. Tudo é escuro e os
                                                         mas sim por Christopher Nolan, cujo O Cavaleiro das  pontos de luz parecem surgir no acidente, efeito cola-
                                                         Trevas (2008) ganhou a fama de transcender o gênero  teral dos neons. A cena de perseguição do Bat-Móvel
                                                         das adaptações de quadrinhos ao se reenquadrar como  contra o Pinguim (Colin Farrell) é toda sustentada em
         HORIZONTAIS:  1. Deram ao PS a maioria absoluta que  um filme policial inspirado pelo venerado Fogo Con-  trucagens de luz e desfoques. A decisão de filmar na
        Costa  pediu.  2. Começa  hoje  a  receber  os  partidos  eleitos   tra Fogo (1995).              operária Liverpool e na gótica Glasgow dá à cidade
        para o Parlamento. Abriu a porta de saída da liderança do
        PSD: “O partido decidirá”. 3. “Há mais quem suje a (...) que   The Batman tem problemas parecidos com os de O  uma textura muito particular, primitiva, impressa nas
        quem a varra”. Doutor (abrev.). 4.  Suspiro. Plural (abrev.). A  Cavaleiro das Trevas, ambos filmes que escolhem seus  pedras e no asfalto molhado, e quando Bruce e Selina
        primeira luz do dia. 5. Atingiu mínimos históricos, perdendo   gêneros por empréstimo e, flagrados nessa ousadia,  andam juntos de moto (um plano longo no final res-
        Verdes, João Oliveira e  António Filipe.  Armada Portuguesa.
        União Europeia. 6. Repreensão áspera (pop.). 7. Impulso.   precisam recorrer a uma rotina intensa de reviravoltas  salta especialmente o trajeto sinuoso e sensual) é como
        Setentrião. 8. Gargalha. Entre nós. Alguma. 9. Adejo. Assumiu  para compensar. As trocas expositivas entre Batman  se a cidade cedesse na hostilidade e se abrisse para os
        IL  como vencedora da  noite.  10. Plano  de Recuperação  e   e Gordon tornam a investigação menos empolgante  dois, que conquistam Gotham à força da máquina.
        Resiliência.  Banda  Desenhada.  Embarcação  de  recreio.  11.   no miolo do filme do que ele parece crer. A desvanta-  O espaço embrutecido exige que ele seja aberto à for-
        Volta. Preposição que indica lugar.
         VERTICAIS: 1. Tirar o brilho ou a transparência a. Presidente  gem diante de Matt Reeves - um cineasta muito bom  ça. Com frequência a câmera se coloca atrás de janelas
         da República. 2. Los Angeles. Identidade Digital. Regressou ao  de conceber seus universos visualmente, mas menos  e vidros embaçados, ou em movimentos com paredes
         Parlamento com a eleição de Rui Tavares. 3. Época. Costume.   desenvolto como autor de alguns roteiros bastante li-  que bloqueiam nossa visão. Num filme de investiga-
         Organização (abrev.). 4. Itinerário Complementar. Curva. 5.
         Bater em teclas. Teve a pior noite eleitoral dos últimos 20 anos.   terais - é que fica muito difícil fazer um noir de fato  ção que precisa proteger sua aura de mistério, é natural
         6. Onda nos estádios. Elegeu uma deputada no último minuto.  surpreendente quando o espectador está sempre um  que Gotham se apresente desse jeito para nós, resisten-
         Partido fundador da democracia que ficou fora do Parlamento.   passo à frente do protagonista.   te, mas ainda assim o cuidado com o táctil e com as
         7. Portugal ficou pintado desta cor. Polichinelo. 8. Ficar louco.
         Fazer-se  (...),  tornar-se  rabugento.  9.  Um  senhor  abreviado.   Tudo é segredo, na verdade, e tudo é proibido. O noir  texturas (trabalho completado no excelente design de
         Elegeu onze amigos para ir “atrás de Costa”. 10. Passado.  leva esse nome (“escuro”, em francês) porque não se  som) é bem impressionante.
         Exonera. 11. Andava com velocidade. Venerem.    faz um filme policial desse género sem considerar que
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15