Carminho em Montreal no 18 de outubro

Sim…
Carminho vai voltar em Montreal.
Ah alguns tempos que a redação sabia que ela voltava cá em Montreal e quando soubemos foi o tempo das férias, muitos iam embora em junho e julho e então decidimos esperar um pouquinho para vos anunciar este espetáculo sabendo que vai haver algumas publicidade em setembro para reenforçar o meio informativo do espetáculo de Carminho.
Ela vai atuar no Théatre Outremont no 18 de outubro de 2023 e a organização é Traquen’Art e que estão ativo desde 1982 a organizar espetáculos sensacionais e que está divulgando vários tipos de culturas musicais em Montreal.

Um pouco sobre ela
Maria do Carmo de Carvalho Rebelo de Andrade conhecida como Carminho (Lisboa, 20 de Agosto de 1984), é uma fadista portuguesa.
Nasceu numa família de músicos, sendo a sua mãe, Teresa Siqueira, e o seu irmão, Francisco Andrade, também cantores. Apesar de ter começado a cantar desde criança, só aos 22 anos decidiu fazer carreira musical depois de uma longa viagem pelo mundo que demorou 11 meses que a ajudou a tomar essa decisão.
Diz que não precisou de coragem e explica simplesmente que é feliz a cantar o fado. Tem passado por várias casas de fado como A Taverna do Embuçado, Petisqueira de Alcântara e Mesa de Frades. Esteve na Suíça, numa quinzena temática portuguesa e com esse grupo, Tertúlia de Fado Tradicional gravou quatro canções (“Toca Pr’á Unha”, “O Vento Agitou O Trigo”, “Fado Pombalinho” e “O Fado da Mouraria”) do CD “Saudades do Fado”, editado em 2003. Participou nos espectáculos da feira do toiro realizados em 2003 e 2004 em Santarém e aquando das cerimónias de adesão de Malta à União Europeia actuou no país a convite da Embaixada Portuguesa.
Em 2005 cantou num espectáculo, que teve lugar no Teatro Camões, oferecido pelo presidente da Turquia ao presidente Jorge Sampaio. Ainda em 2005 recebeu o prémio Amália, na categoria de Revelação Feminina. Em 2006 colaborou nas gravações do disco “O Terço Cantado” que recebeu a bênção apostólica do Papa Bento XVI. As músicas são de Ramon Galarza e as vozes são dos irmãos Carmo Rebelo de Andrade e Francisco Rebelo de Andrade (participante no programa “Operação Triunfo”).
Carminho participou no filme “Fados” de Carlos Saura de 2007. O disco com a banda sonora inclui a faixa “Casa de Fados” com a participação de Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Ana Sofia Varela, Carminho, Ricardo Ribeiro e Pedro Moutinho. Em Maio de 2008 participou num concerto de Tiago Bettencourt, também actuou na Casa da Música, na Expo Zaragoza 2008 e foi convidada para o espectáculo comemorativo dos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, no Pavilhão Atlântico.
Nesse mesmo ano interpretou “Gritava contra o silêncio”, excerto de um conto de Sophia de Mello Breyner Andersen, no primeiro disco de inéditos de João Gil. Foi apontada pelo site Cotonete como um dos Nomes a seguir no ano de 2009. O disco de estreia, “Fado”, produzido por Diogo Clemente e foi editado a 1 de Junho de 2009. Participa na campanha de 2011 do Pirilampo Mágico gravando o single “Ser Feliz” com Ney Matogrosso. É um dos vários nomes convidados para o disco “Os Fados e as Canções do Alvim” de Fernando Alvim. Colabora também com Pablo Alborán no tema “Perdonáme” que foi um grande sucesso em Espanha e Portugal e em “Lusa” de Pedro Luís. Em Março de 2012 lançou o seu segundo disco intitulado “Alma”. A edição brasileira irá incluir duetos com Chico Buarque (“Carolina”), Milton Nascimento (“Cais”) e Nana Caymmi (“Contrato de Separação”).