Casa dos Açores do Quebec celebrou em grande os festejos dos 70 anos da vinda ao Canadá

É incrível que já chegamos às festividades dos 70 Anos da Emigração Portuguesa para o Canadá. Em 2002/03, eu fui implicado num dos projetos que celebrava os 50 anos da emigração. Este projeto foi o primeiro filme com atores, músicos, filmagens e montagens. Foi um projeto que durou quase 6 meses a fazer com o grupo dos Jovens em Açção. Também foi inaugurado uma pedra no Parque de Portugal comemorando os pioneiros. Para os 60 anos, A Voz de Portugal realizou uma Gala para comemorar a nossa comunidade e as nossas realizações durante os 60 anos. Este ano foi uma Gala na Casa dos Açores do Quebeque na sexta-feira, dia 5 de maio de 2023.

Em primeiro lugar, nesta noite a Mestre de Cerimónia foi a simpática Senhora Lúcia de Medeiros que fez um trabalho fantástico durante toda a noite. Podemos notar que a Filarmónica do Divino Espírito Santo de Laval tocou os Hinos do Canadá e Portugal. Em seguida, a Presidente da Casa dos Açores do Quebeque, sSenhora Paula Ferreira, deu as boas-vindas, saudando o Sr. Embaixador de Portugal no Canadá, Dr. António Leão Rocha; a Sra. Embaixatriz, Dra. Luisa Rocha; o Sr. Cônsul Geral de Portugal em Montreal, Dr. Francisco Saraiva; o Sr. Diretor Regional das Comunidades, Dr. José Andrade; o Sr. Presidente da Camâra Municipal da Ville d’Anjou, Luís Miranda; o Sr. Conselheiro das Comunidades, Daniel Loureiro; o Sr. Conselheiro da Diáspora Açoriana no Quebeque, Victor Faria; o Professor, Dr. José Carlos Teixeira; o Dr. Eduardo Pereira Medeiros; assim como os anteriores presidentes da Casa dos Açores, Sr. Damião Sousa, Sr. Alfredo Ponte e Sr. Eduardo Leite e todos presentes. Homenageando os últimos 70 Anos da Emigração Portuguesa para o Canadá, partilhou o percurso do falecido Manuel Amaral Vieira, pioneiro da segunda vaga de emigração em 1954. Presente encontrava-se o seu único filho, Manuel António da Costa Vieira. A Senhora Presidente também homenageou 7 emigrantes portugueses ou luso-canadianos, um para cada década de emigração, que se destacam iluminando a nossa comunidade. Sendo os 7 Alexandra Mendes, Carlos Leitão, Luís Miranda, Emanuel Cabral, Dr. Horácio Arruda, Dr. José António Morais e Sr. D. Miranda.

Professor José Carlos Teixeira, Universidade de British Columbia, também esteve presente neste sumptuoso jantar de Gala. Em primeiro apresentou o livro de Eduardo Pereira Medeiros, autordo novo livro Açores – Canadá, dos Navegadores às Comunidade Açorianas. Um livro muito bem preparado e que vai ser uma grande fonte de informação para as próximas gerações. Judite Teodoro, Advogada também presente, apresentou-se aos presentes, sendo a sua primeira visita a Montreal. O Diretor Regional das Comunidades, Dr. José Andrade que veio expressamente para este evento comemorativo, representando o Presidente do Governo dos Açores e que visitou a Missão Santa Cruz, o Centro de Ajuda à Famílias e o Centro de Ação Sócio-Comunitária de Montréal.

A Presidente da Casa dos Açores, Paula Ferreira, acompanhou todo o caminho o jovem investigador e autor, Eduardo Pereira Medeiros e que trabalhou muito, com a sua equipa, claro, este evento memorável é de grande qualidade.
Através da sala, podíamos ver vários elementos associativos, e pessoas importantes da comunidade, tal como Arthur Sousa, Roberto Carvalho, Dr. António Cabral, sendo alguns dos que estiveram presente.

Durante toda a noite falou-se desta emigração de 1953 e o Professor José Carlos Teixeira apresentou “A Presença Portuguesa no Canadá: uma perspectiva de sete décadas”. Abrilhantando a noite, tivemos a atuação do Rancho Folclórico Ilhas de Encanto, os Fadistas Jordelina Benfeito e António Horácio Melo acompanhados por grandes músicos da nossa comunidade, Luís Duarte, António Moniz e Nelson Moreira.

Resumindo, os aperitivos e sobremesa foram oferecidos pelo Governo dos Açores, Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade e os vinhos, cortesia de Emanuel Cabral de Global Inc. Uma noite memorável para muitos. Parabéns à Casa dos Açores do Quebeque, na próxima edição vamos relatar mais uns eventos dos 70 anos.