Casa dos Acores volta a celebrar as Festas do Divino Espírito Santo

É sempre uma honra de participar nas celebrações do Divino Espírito Santo desta casa. A casa dos Açores está de Parabéns de ter organizado uma maravilhosa e excelente comemoração das Festas do Divino Espírito Santo na sua sede nos passados dia 13 à 19 de junho.
Depois de 2 anos suspensas causadas pela pandemia, a casa estava cheia todos os dias, foi sem dúvida uma semana maravilhosa de partilha e de muita alegria a celebrar a magia do Espírito Santo. Considerada uma das maiores manifestação cultural que une o nosso povo a manter a cultura açoriana. As pessoas têm um carinho muito grande com a importância destas festas e foi possível ver no rosto das pessoas o quanto estavam todos muito felizes com esta retomada das festas na Casa dos Açores.
No sábado foi servido a tradicional carne guisada, bebidas, vinho, massa sovada e arroz doce, animação com o Grupo Cantares e o nosso bem conhecido artista António Horácio
No domingo realizou-se o cortejo até a Igreja Saint-André-Apôtre, com uma missa Solene presidida pelo Padre Julien Masson e o grupo coral do Senhor Santo Cristo dos Milagres. No final da missa foi feito a coroação, e regressou-se em procissão acompanhada pela Filarmónica do Divino Espírito Santo da Laval. Todos presentes foram convidados a saborear um saboroso almoço sopas, cozido, vinho, bebidas, massa sovada e arroz-doce. Terminando as celebrações com a participação de um convívio da Filarmónica do Divino Espírito Santo da Laval.
As Festas do Divino Espírito Santo fazem parte da alma dos açorianos, apesar de se ter iniciado em Portugal continental onde atualmente já quase desapareceu estas festas estão bem vivas em todas as ilhas dos Açores, esta bem viva aqui no Canadá, nos Estados Unidos, no Brasil, na Bermuda e no Uruguai levado por emigrantes açorianos.
Estas festas na diáspora açoriana e nas Casas dos Açores são sem dúvida um reflexo da união e da devoção do povo açoriano e sobretudo destaca-se a sua grande importância da identidade cultural e religiosa dos emigrantes açorianos. Este ano foi vivido na Casa dos Açores do Quebeque uma festa muito bem-sucedida, muito bem organizada que nela se manifesta a dimensão de muito trabalho e a dedicação do excelente trabalho da Direção da Casa dos Açores e a todos que ajudaram para o Espírito Santo.