Charles Leclerc e Carlos Sainz Ferrari Um E Dois No GP Do Bahrain

Até parece que foi ontem, e, já lá vão três meses que Max Verstappen e a Red Bull foram declarados vencedores do Mundial da F1 2021.
Hoje, estamos de volta, desta feita ao circuito de Bahrain 5 ,412 Km, 15 curvas, para o primeiro Grande Prémio da FORMULA 1 de 2022. Assistirmos às primeiras rodadas deste novos monolugares, altamente modificados quer no seu pacote aerodinâmico, como também, no seu aspecto direi mesmo físico, com uma linhas bastantes desuais do que estavamos habituados, com umas aberturas no bico do carro para arrefecimento não somente do cockpit, como também, das várias peças no seu interior. Mais pesados (cerca de 759Kg), pneumáticos mais altos e muito mais pesados, (11Kg rodas traseiras e 9Kg, rodas dianteiras) e com os pilotos a tentarem o mais rápido possivel habituarem-se a este novo estilo de pilotagem. Neste primeiro dia de treinos livres saliento Valtteri Bottas que deixou a Mercedes e que se juntou a Alfa Romeo mas privado de rodar pensando-se mesmo já na troca de motor. A Alpine A522 depois ter visto saltar a coberta lateral direita do carro de Esteban Occon foram os primeiros a fazer saltar a bandeira vermelha e neutralização da secção mas, segundo consigo analisar, Fernando Alonso e Occon estarão bastantes competitivos esta época. A Williams F1, muito parecida com a Mercedes, mas menos radical agrada muito à sua dupla de pilotos embora não acreditamos ser muito diferente da época transata. A Mercedes usou dois assoalhados nesta secção, com Hamilton e Russell, mas ainda é visivel as fortes vibrações do carro em pista. Quanto ás primeiras reações dos pilotos temos por exemplo, Daniel Ricciardo e McLaren a tentarem resolver problemas de travões (arrefecimento) ele que, não participou nos treinos livres vitima de Covid 19. Nico Hulkenberg (que substituiu Sebastien Vettel, positivo ao Covid 19) a dizer; até agora só conheci o simulador da Aston Martin, a Red Bull a usar somente dois tipos de pneus e Pierre Gasly Alpha Tauri a ser efectivamente o mais rápido nesta primeira rodada em pista ,mas mesmo assim na ordem dos 1,34 seg.
Segunda parte dos treinos e Hamilton a queixar-se ainda das vibrações verticais do seu Mercedes e a Ferrari com Leclerc e Sainz a fazerem a diferença do ano passado e… muito rápidos 1,32 263 seg. A vinte minutos do final do treino Max Verstappen com 1 31 036 é o melhor tempo do dia. Sábado as Classificatórias, Max Verstappen ,Red Bull na sua primeira presença neste Q1 põe a fasquia bastante alta, mas os Ferrari com Leclerc 1 31 471 e Sainz a seis minutos do final da primeira secção são um e dois. Espetacular Valteri Bottas e a Alfa Romeo a fazer o melho quarto tempo, Mercedes quinto para Russel, sexto para Lewis Hamilton. Eliminados neste Q1 os dois Aston Martin de Lance Stroll e Hulkenberg, o McLaren de Daniel Ricciardo e Tsunoda da Alfa Tauri com Alex Albon e a Williams a passarem ao Q2 mas a ficar por aqui. Q2 e os Mercedes a 7 e 8 decimas dos Red Bull, mas atrás de Magnussen da Hass. Surpresa Esteban Occon Alpine eliminado no Q2 ,Schumacher Hass, Norris McLaren, Zho (único recruta 2022) Alfa Romeo ficaram por aqui .
Q3, Charles Leclerc, Ferrari mostrou aquilo que vínhamos a dizer e por 6 milesimas de segundo bateu o actual Campeão do Mundo Max Verstappem ,Red Bull separando-o do outro Ferrari de Carlos Sainz. Em quarta posição Sergio Perez, Red Bull e então depois a Mercedes com Lewis Hamilton seguido do seu ex companheiro Valteri Bottas, Alfa Romeo, Kevin Magnussen Hass, Fernando Alonso. Alpine, George Russel, Mercedes e Pierre Gasly, Alpha Tauri, estes os dez primeiros a atacar a pista neste começo de temporada 2022. Christian Horner director da Red Bull, disse “vai ser renhido mas espetacular entre nós, a Ferrari e a Mercedes”. Toto Wolff, chefe da Mercedes, comentou: somos os terceiros mais rápidos. Domingo dia de corrida ,os carros são novos mas a emoção é sempre igual. E pneus de goma mole para todo o pelotão excepto para os McLaren. Belissimo arranque de Charles Leclerc Ferrari a não ceder a Max Verstappen Red Bull. 1ª volta e Esteban Ocon, Alpine encosta a roda dianteira a Mick Schumacher fazendo este um 360ª perfeito, com penalizacão de 5s para o piloto da Alpine. 8ª volta e Hamilton é quarto, com Sérgio Perez em quinto. 12ª volta Hamilton é o primeiro a parar nas boxes, sai e com muitos problemas para aquecer os seus pneus. Recordo que a lei do aquecimento mudou, só podem estar três horas nas cobertas e a 70 graus. 17ª volta grande luta Leclerc ,Verstappen ,retomando a sua posição o piloto da Ferrari. 47 volta e o Alpha Tauri de Pierre Gasly explode,motor em fogo e entrada do carro de segurança, sem danos corporais para o piloto francês,
Incrível corrida! Decepção dos Red Bull, da McLaren,Aston Martin e Williams. Nota positiva para os Ferrari, Hass,Alfa Romeo, Alpine, Alpha Tauri e Mercedes. Caso curioso a FERRARI 45 corridas depois… começa a ganhar e bom inicio de época.
RESULTADOS FINAIS
1-Charles Leclerc -Ferrari -26 pontos
2-Carlos Sainz -Ferrari-18
3-Lewis Hamilton-Mercedes-15
4-George Roussel-Mercedes-12
5-Kevin Magnussen-Hass-10
Próximo encontro a 27 de Marco no Grande Prémio da Arabia Saudita Jeddah. Siga-nós, mais um ano e este o vigésimo sétimo, neste seu jornal, A VOZ de PORTUGAL o primeiro em língua Portuguesa no Canadá ,com reportagens da Formula 1.