O Festival Portugal Internacional Já tem uma longa história para trazer tesouros escondidos de Portugal, e não só. Este ano, devido a pandemia, houve uma grande mudança, para uma sala “ITALIANA”. Mas, é assim que quiseram e fizeram assim tal como eles organizaram.
Quinta-feira 10 de junho às 16 horas, o evento iniciou-se com Ari Skye cantando o hino do Canadá e Sara Franco cantando o hino de Portugal. Depois iniciou-se com discursos de individualidades da diaspora, Sr. Cônsul-Geral de Portugal em Montreal António Barroso presente no palco, Daniel Loureiro que estava presente no palco, Sr. Deputado da assembleia do Quebec Carlos Leitão no palco, Dr. Horácio Arruda virtualmente, e o resto também em modo virtual.
Depois das saudações destas individualidades teve inicio o festival com a Marta, que cantou a canção Amália everywhere e sem esquecer a mestra da cerimónia que era Viviana Lourenço.
Sexta-feira dia 11 de Junho às 16 horas foi iniciado o segundo dia do festival, com introduçao com Daniel Loureiro e Viviana Lourenço. Iniciou-se o espetáculo com uma cantora de origem Portuguesa Ari Skye, com uma linda voz e Jason Coroa bastante conhecido de todos nós, possuidor de linda e poderosa voz, claro para fechar com chave de ouro ouvimos a canção nacional. Marta Raposo cantou e encantou com sua linda voz castiça de fadista como ela nos habituou nos inúmeros espetáculos executados.
Sabado, dia 12 de junho às 14h, com um espetáculo para crianças, com aresentação de Gabriel David Feio, um jovem promissor com muito potencial, na sua jovem idade é fora do vulgar.
Todos os assistentes eram dirigidos para a sala de exposição de arte e cultura, os artistas presentes foram, Maria João Sousa coordenadora do evento, Candida Martins, Graçinda da Rocha, Vitor Carreira Gaspar, Domingos-Ana Martins. Seguiu-se o espetáculo musical com Sara Franco e o seu guitarrista Jean-Filipe.
Seguiu-se um pequeno concurso Voz do Festival 2021, três concurrentes mas com umas vozes extraordinárias e ainda mais que são todos Portugueses.
Depois do concurso foi de Suzy D. cantora Jazz/Rock/Pop que encantou com a sua linda voz, com um futuro risonho. Fechou o espetaculo o iniguálavel conjunto CONTACTO, de facto é um contacto electrisante ouvir estes artistas musicais, que unidos por amizade e gosto pela musica existem ja à 34 anos na comunidade longa vida para eles para que continuem a nos fazer escutar as suas musicas.
Domingo, 13 de junho às 16h foi um festival bem variado com um espetáculo do DJ Rafeiro, Marya, Jay Duende e para finalizar, o Grupo Maracujá.
Foi pena que mesmo se foi uma edição virtual, muitos tiveram dificuldade em ver o festival em linha e que mesmo hoje, segunda-feira não foram capaz de o ver.
Até p’ró ano se Deus quiser.