Dipanda-Angola-Xietu

Sob o lema “Angolanos de mãos dadas, rumo ao futuro, celebremos o 11 de Novembro 2022”. A cidade de Toronto continua a ser um marco histórico para todos os angolanos na diáspora Canadiana. A bandeira da República de Angola foi içada no sábado, 12 de Novembro de 2022 na Câmara Municipal de Toronto para celebrar os 47º anos de Independência que se assinalou no dia 11 de Novembro desde 1975.
A presença notável neste acto foi a da Ministra Conselheira do Ministério das R. Exteriores de Angola, Albertina Cassule e da Exma. Sra. Rita Reis. Participaram igualmente na da cerimónia vários membros das Missões Diplomáticas e Consulares, dentre eles a Cônsul de Portugal em Toronto, a vice-presidente cessante da Câmara Municipal de Toronto, Ana Bailão, Angolanos das Comunidades de Toronto, Hamilton e Montreal.
O primeiro encontro teve início pelas 10 horas 30 no pódio da Câmara Municipal de Toronto – City Hall Square. Abriram a cerimónia a Exma. Sra. Carla Neto e Francisco Pegado que, calorosamente acolheram os presentes, fazendo um resumo da actividade. Seguidamente tomou a palavra a digníssima vice presidente cessante, Ana Bailão, tendo saudado a todos em seu nome, disse: ”tenho muito orgulho de representar as comunidades de expressão portuguesa. Estou grata pela oportunidade de trabalharmos todos juntos e fazer uma marca mais relevante da comunidade angolana de Toronto”. Ana Bailão também aproveitou a ocasião para entregar uma recordação ‘’style’’ placa de reconhecimento para os membros organizadores – Comissão de Gestão da Comunidade Angolana do Ontário-ACO.
Este encontro foi marcado por momentos especiais, um deles foi quando tomou a palavra a Cônsul Geral de Portugal em Toronto e a ministra Conselheira da República de Angola.
A Cônsul Geral de Portugal em Toronto saudou e começou o seu curto discurso em Inglês respeitando os padrões do idioma no Canadá; tendo desejado feliz dia da Independência em especial à todos residentes no Canadá. Depois, assinalou a data sob o signo da fraternidade com povo irmão Angolano. As relações entre Angola e Portugal têm vindo a se consolidar e são hoje marcadas pela maturidade, estabilidade e excelência entre os dois povos. Por sua vez, a ministra conselheira saudou os seus antecessores e os angolanos presentes. Numa dissertação simples, clara e objectiva rendeu uma singela homenagem às tribos que viveram e passaram em Toronto. De igual modo, em nome do governo da República de Angola e da comunidade residente no Canadá aproveitou a oportunidade para saudar o representante máximo da Prefeitura Municipal de Toronto. São 47 anos de independência, hoje, este acto do içar da bandeira de Angola demonstra também o reconhecimento da parceria e de cooperação entre os dois Estados. Relembrou o lema e desejou feliz dia da independência. De seguida, Carla Neto chamou os presentes para entoarem o hino nacional de Angola na presença dos repórteres da Camões TV, Espaço Mwangolé e da Rádio Milongola THM TV. O encontro terminou pelas 12 horas 30. O jantar alusivo ao dia da Dipanda teve lugar no espaço local “Yauca’s Lounge & Luanda House”.