É dificil acreditar…
Antes da finalização do jornal cai esta bomba na minha cara. Desde o início da Covid-19, a pessoa mais importante e que se dedicou a este problema foi o Dr. Horácio Arruda. Antes deste grande evento eu nunca tinha ouvido sobre o Dr. Horácio Arrudam, e que fez uma grande diferença em aqui, no Quebeque.
De mês em mês ficamos todos a ouvir as palestras informativas que foram apresentados ao menos a cada semana, e, ao mesmo tempo começamos a conhecer este homem.
Numa carta muito bem escrita ao primeiro-ministro, o Dr. Horácio Arruda disse que preferia deixar o seu posto, as opiniões controversas sobre a liderança desta pandemia estavam começando, segundo ele, a prejudicar a credibilidade do governo.
“Não pode ver, neste gesto, um abandono da minha parte, mas sim a oferta de uma oportunidade para você reavaliar a situação, depois de várias vagas e que deve ver neste contexto que está sempre em constante evolução”, continuou aquele que estava à frente da Saúde Pública do Quebeque durante 12 anos.
Este anúncio ocorreu no meio da crise desta nova vaga, a variante Omicron, que levou o Quebeque a ultrapassar a barreira de 2 500 hospitalizações ligadas ao COVID-19 na segunda-feira.
Figura emblemática na gestão da pandemia que despertou o entusiasmo dos quebequenses nos primeiros meses da crise em 2020, a gestão da pandemia pelo Dr. Arruda foi cada vez mais criticada e os apelos à sua substituição foram cada vez mais significativos, especialmente as numerosas reviravoltas do governo durante estes dois anos.
De fato, o governo e o seu diretor nacional de saúde pública tiveram que recuar em várias ocasiões, em particular no uso das máscaras, apresentando como, inútil, no início da pandemia. Mais recentemente, a notícia dos profissionais de saúde que estão infectados, assintomáticos, já podem voltar ao trabalho, e isso foi uma grande surpresa para todos.
“É importante considerar cada uma dessas recomendações no contexto do conhecimento do momento e do tempo”, defendeu Dr. Arruda na sua carta, assegurando ter feito “as melhores [recomendações] possíveis” com os conhecimentos que ele tinha.
Quero só dizer obrigado Dr. Horácio Arruda fizeste um trabalho impecável, numa situação muito difícil.