Dix… neuve… huit… sept… six… cinq… quatre… trois… deux… un… zéro… “Que tombe la nuit et que la fête commence”.
Desde há já 35 anos que no parque “La Ronde” este vem sendo o prenúncio, nos meses de Junho e Julho, de um espétaculo piromusical com uma duração mínima de 30 minutos.
Para aqueles que estão menos familiarizados com as características deste evento, o “La Ronde” todos os anos convida firmas pirotécnicas de renome internacional a virem participar neste concurso.
O grande desafio desta competição baseia-se no facto de ser um espetáculo piromusical (a não confundir com um fogo de artifício acompanhado de música), duma duração mínima e obrigatória de 30 minutos e de a cada participação terem de existir elementos pirotécnicos inovadores.
Para a avaliação destes critérios e de muitos outros que voluntariamente não descrevo, anualmente o “La Ronde” selecciona, de entre as inúmeras aplicações que recebe, 19 júris que minuciosamente avaliarão as prestações dos concorrentes.
A Equipa Portuguesa Grupo Luso Pirotecnia veio pela primeira vez ao “La Ronde” em 2002. Nesta sua primeira participação mostrou indubitavelmente a seu grande ”Savoir Faire”.
Apresentou um espectáculo piromusical inesquecível, absolutamente revolucionário nos aspectos criatividade e inovação, com uma sincronização sem a menor falha e com uma qualidade que deixou extasiados os vários milhares de espectadores. Foi, nesta sua primeira participação, premiada com o Júpiter de Prata. Esta mesma equipa volta ao “La Ronde” em 2005, em 2008 e em 2012, sempre com uma qualidade, criatividade e capacidade inovadora inigualáveis e a cada um dos seus espectáculos deixa o público maravilhado. Em 2012 é-lhe novamente atribuído um Júpiter de Prata. No passado dia 10 de Julho, a Equipa Portuguesa Grupo Luso Pirotecnia, sob o título “Restez à l’écoute” apraz-se a fazer brilhar o céu de Montreal de todas as cores e presenteia o público com um espectáculo de uma beleza arrepiante onde perfeição, arrojo, imaginação e sincronismo estão presentes ao milésimo de segundo. Trinta minutos de pura magia num conto de fadas que nos fez recordar as séries televisivas dos nossos tempos de meninos.
Premiada com o Júpiter de Ouro, podemos dizer que finalmente o Grupo Luso Pirotecnia recebeu o prémio que já desde 2002 lhe deveria ter sido atribuído.
Parabéns Grupo Luso Pirotecnia.
TEXTO: DINORA DE SOUSA