Integrada no Festival Português Internacional de Montreal e organizada pela Biblioteca José d’Almansor, realizou-se no Salão Nobre do Centro Comunitário Santa Cruz, nos dias 26, 27 e 28 de Maio, uma exposição de Artes & Letras que reuniu dezenas de artistas e autores.
Quando se entrava no salão respirava-se uma atmosfera de tranquilidade e harmonia que só as artes nos podem proporcionar,
As dezenas de telas,profusamente expostas, de múltiplas tendências e temáticas, numa abundância policrómica, regalavam-nos o olhar e faziam-nos sonhar com mundos mais vastos, belos e fraternos.
As bancadas repletas de livros antigos e raros, faziam-nos viajar por outras épocas, culturas e civilizações que moldaram a nossa humanidade.
Não poderíamos esquecer a feira do livro que , mais uma vez, deu a oportunidade aos autores luso-canadianos de divulgarem as sua obras que, de certa forma, são o espelho da comunidade que hoje nos orgulhamos de ser.
É muito possível que alguns dos visitantes da exposição Artes & Letras mais apressados não se tenham apercebido da importância e do significado da secção infantil que apresentava bonitas e coloridas obras. Aqui deixo a minha homenagem a todas essas crianças que são a esperança duma comunidade mais voltada para a cultura e as artes. Um forte aplauso para o simbolismo da entrega de medalhas de reconhecimento que todas elas receberam, com a alegria estampada no rosto, e que será um estímulo para futuras actividades criativas em que se envolvam.
É de toda a justiça realçar o nome da coordenadora Maria João Sousa que, sem subsídios ou apoios financeiros, conseguiu, com o apoio de um pequeno grupo de voluntários, montar esta magnífica exposição que mereceu rasgados elogios dos visitantes e que emprestou uma dimensão cultural às actividades do Festival.