F1: Homenagem a Niki Lauda e Hamilton Vence em Monaco

No meio de homenagens simbólicas a Niki Lauda, ele que faleceu esta semana com 70 anos de idade, e o qual consagrou a MERCEDES GP estes últimos anos, Lewis Hamilton obteve a sua 77ª vitória na Fórmula 1 o que à priori já é um ritual neste circuito urbano de MÓNACO.

De uma forma geral quem arranca na pole e tendo em consideração as dificuldades de ultrapassagem, normalmente é o vencedor da corrida e foi o que aconteceu uma vez mais, embora o piloto britânico tivesse que segurar a forte pressão de Max Verstappen por mais de 60 voltas. Foi a sexta vitória da Mercedes em seis corridas até agora na temporada, mas o recorde de dobradinhas foi interrompido pois o seu companheiro Valtteri Bottas terminaria a corrida em terceiro lugar. Hamilton dedicou a sua vitória ao tricampeão da Fórmula 1, Niki Lauda: “Essa é para você, Niki Lauda”, disse o britânico pelo rádio. Soubemos que Lauda será sepultado em Viena na próxima quarta-feira e será enterrado com o macacão que usava quando pilotava. Vontade do piloto?

Mas Mónaco será sempre Mónaco e as vedetas do mundo do cinema, das passarelas, do futebol, etc, ali marcavam presença, entre os muitos que vimos, Cristiano Ronaldo e a sua família que não deixaram de visitar o amigo Lewis Hamilton o qual les proporcionou uma visita às garagens. Recordo que entre os habitantes de Mónaco 30% são milionários. E que dizer dos carros ali expostos? Um verdadeiro leque onde todas as marcas prestigiosas, direi sem exceção, ali estão patentes: Lamborghini, Ferrari, Mclaren, Mercedes e outros compõem este décor magnífico nas ruas do Principado.

A corrida foi marcada pela disputa árdua entre Mercedes e Red Bull, Hamilton e Verstappen. Com pneus médios, contra os duros de Verstappen, o britânico foi duramente atacado nas voltas finais e chegou a ser tocado pelo piloto da Red Bull na saída do túnel, faltando duas voltas para o final da corrida, mas conseguiu manter a liderança. Apesar de ser muito mais rápido do que Hamilton, o piloto da Mercedes defendeu-se como um campeão para garantir a vitória no tradicional GP de Mónaco. Verstappen cruzou a linha de chegada em segundo, mas levou cinco segundos de penalidade depois da Red Bull o ter largado perigosamente durante a paragem nas boxes. Quanto ao canadiano Lance Stroll mais uma vez conheceu uma classificação difícil e a corrida também não foi fácil queixando-se do trabalho dos pneumáticos neste circuito urbano, mas pensa voltar mais forte dentro de duas semanas no Grande Prémio do Canadá.

RESULTADOS FINAIS
1-Lewis Hamilton (Mercedes)
2-Sebastian Vettel (Ferrari)
3-Valtteri Bottas (Mercedes)
4-Max Verstappen (Red Bull/Honda)

Próximo encontro a 9 de junho no Grande Prémio do Canadá! E como há vinte e tal anos vos venho recomendando, se vai ao Circuito Gilles-Villeneuve não deixe de levar consigo creme de proteção solar, um boné de pala, um rádio portátil para seguir a par e passo o desenrolar da corrida e… beba muita água caso o calor se faça sentir. Da minha parte lá estarei para vos receber. Em meu nome pessoal e de A VOZ DE PORTUGAL desejamos-lhe uma excelente corrida e, QUE O MELHOR GANHE!