A terceira mancha deste Campeonato do Mundo da F1 foi realizada no famoso circuito de Albert Park, em Melbourne na Austrália o qual recebe a F1 desde 1996 , e começou verdadeiramente de uma forma extraordinária para os MERCEDES, quando no final desta classificativa nós vimos, George Roussel e Lewis Hamilton ao lado do pole- position do dia Max Verstappen da Red Bull.
Sergio Perez, companheiro de Verstappen, largou para este Grande Prémio como lanterna vermelha em ultimo lugar, pois um problema nos travões do seu RB19 fez com que o mexicano não conseguisse obter qualquer registo de tempo, chegando mesmo Checo Perez a pôr em evidencia a sua participação no domingo para a corrida. Será que Max vai vencer pela primeira vez este Grande Premio? Recordo que quem esteve bem, repetindo-se de corrida em corrida, foi o espanhol Fernando Alonso que largou ao lado do britânico na segunda fila.
Mais uma vez a Aston Martin mostrou a sua superioridade, hoje, separando Lance Stroll os dois Ferrari estes em quinto com Carlos Sainz e sétimo Charles Leclerc. Alex Albon ,Williams, Pierre Gasly, Alpine e Nico Hulkemberg Hass os dez primeiros a largarem. Nota curiosa ja voltamos a ver o sorriso do grande chefe da Mercedes Toto Wolff o que prova que a sua equipa está no bom caminho. Fernando Alonso também não poupou elogios aos flechas de prata dizendo mesmo (não, não são tão bons como os Red Bull, mas poderão brevemente chegar às vitórias, que tem potencial, lá isso tem!).
Para os mais velhos nestas andanças porque não recordar em 1996 a vitória de Damon Hill, seguido de Jacques Villeneuve ambos da Williams Renault, com o terceiro lugar para Eddie Irvine da Ferrari neste mesmo circuito.
Como o tempo passa!
Entretanto os chefes de todas as equipas estão reunidos a fim de discutirem o novo formato da primeira corrida SPRINT em Baku, no GP de Azerbaijão
Domingo ,enquanto Sergio Perez, Red Bull e Valteri Bottas, Alfa Romeo largam da linha das boxes Max Verstappen, Red Bull, imediatamente após a largada perde os comandos da mesma a favor de George Russel e do outro Mercedes de Lewis Hamilton ,com apenas duas voltas rodadas, um pequeno encosto entre Charles Leclerc, Ferrari e Lance Stroll, Aston Martin fizeram com que o piloto da Ferrari, estaciona se o seu monolugar na gravilha e obrigasse a primeira presença do carro de segurança, fazendo ao mesmo tempo, o primeiro abandono na corrida. 7 voltas rodadas e Alexander Albon, Williams bate forte na viragem sete e mais uma neutralização, com a segunda entrada do carro de segurança, mas esta com direito a bandeira vermelha “não estou nada contente comigo mesmo”, disse Albon. 12ª voltas e Max Verstappen retoma os comandos da corrida, com Hamilton e Alonso nas traseiras. 18ª voltas é a vez de George Roussell, Mercedes com problemas de motor (em fogo) de dizer adeus a Albert Park. Metade das voltas feitas (29) e Sergio Perez já se encontra na nona posição, enquanto a Ferrari, Alpine, Hass e McLaren, mantém a sua luta no meio do pelotão. A três voltas apenas do final Kevin Magnussen, Hass bate, perde o pneu traseiro direito e para finalizar tal como começou a corrida… carro de segurança e bandeira vermelha.
Vitória de Max Verstappen, Red Bull a sua 37 em carreira ,com Lewis Hamilton, Mercedes e Fernando Alonso, Aston Martin três Campeões do Mundo no pódio.
Digno de uma luta incrível, todo ao longo destas 58 voltas Sergio Perez foi nomeado piloto do dia, embora e tal como Checo Perez o bem disse “se tivesse sido mais agressivo poderia ser melhor ainda”, Lance Stroll, Sergio Perez, Lando Norris, Nico Hulkenberg, Oscar Piastri, Zhou Guanyu e Yuki Tsunoda os dez primeiros.
Apenas 12 carros terminaram a corrida. Na 56 das 58 voltas abandonaram Sargeant, De Vris, Ocon e Gasly isto depois de um toque de Carlos Sainz, Ferrari a Fernando Alonso, Aston Martin.
Max Verstappen é o comandante deste MUNDIAL de PILOTOS com 69 pontos ,seguido de Sergio Perez 54 e Fernando Alonso 45.
O próximo Grande Prémio terá lugar a 30 de Abril em Azerbaijão, no circuito de Baku.