F1: Max Verstappen Vence Impecávelmente o GP Do 70 Aniversário Da F1

Quando todos esperavam Lewis, apareceu o Bottas a conquistar a tão desejada pole position para o Grande Prémio do 70º Aniversário fazendo a sua melhor volta em 1.25.154 e ficando o seu companheiro de equipa apenas a 0.063 seg. “adoro quando tudo corre bem e encantado de pilotar esta máquina”, disse Bottas.

O terceiro foi nem um nem outro que Hulkenberg que veio substituir Sergio Perez, na Racing Point ele que, foi testado positivo ao COVID 19 e o qual se encontra em isolamento. Caso curioso Hulkenberg esteve 252 dias sem pilotar um monolugar da Fórmula 1 e longe de pensar voltar esta época. “Vê-se no meu sorriso, como estou feliz não é verdade”, disse o piloto da Racing Point em entrevista a Paul di Resta.

A equipa Racing Point, e isto depois de um protesto feita pela RENAULT, quanto a ilegalidade no sistema de travões e de ter usado peças do Mercedes de 2019 actual fornecedor de motores para a Racing Point, a FIA acabou por aceitar o pedido da Renault e multou a Racing Point em 400 000$ Euros e 15 pontos de penalidade no Campeonato de Construtores. Evidentemente que a Racing Point recorreu da decisão. “Estou verdadeiramente irritado e zangado com o resultado do protesto e com a posição das outras equipas, tais como Renault, McLaren, Ferrari e Williams”, disse Lawrence Stroll, proprietário da equipa.
Domingo, cá estamos e no mesmo circuito que estivemos a semana passada, desta feita, para festejar o 70º aniversário do primeiro Grande Prémio da Fórmula 1, este acontecendo a 13 de maio de 1950 e tendo como piloto vencedor Giuseppe Farina.
Com uma largada extraordinária, defendendo-se muito bem do seu companheiro de equipa Lewis Hamilton, Bottas agarra os comandos da prova enquanto Vettel perde completamente o controle do seu Ferrari uma vez o alemão ter subido aos corretores da pista. “Não sei mesmo o que aconteceu”, disse Vettel. Hulkenberg Racing Point perde um lugar mas Lance Stroll, ganha dois ultrapassando impecávelmente Daniel Ricciardo, Renault.
A 14 volta Bottas, Mercedes troca para pneus duros enquanto Max Verstappen, Red Bull exerce uma forte pressão sobre Hamilton, Mercedes o qual duas voltas mais tarde entra também aos pits, calçando pneumáticos de goma dura. Rodadas estavam 43 voltas e Verstappen assume os comandos da prova. A três voltas do final Hamilton com o aileron aberto ultrapassa Valtteri Bottas e coloca-se em segundo, deixando a terceira marcha do pódio para Bottas.
Com apenas uma troca de pneus Charles Leclerc, Ferrari foi o quarto. Alex Albon Red Bull, Lance Stroll, Racing Point, Nico Hulkenberg, Racing Point, Esteban Ocon, Renault, Lando Norris, McLaren e Daniil Kvyat, Alpha Tauri foram os dez primeiros a receberem a quadriculada.
Daniel Ricciardo largando em quinto e quando tentava lutar pelo nono lugar na corrida, encostou a Carlos Sainz, McLaren e caiu para fora da zona de classificação. Numa tentativa de ir buscar a volta mais rápida, a Racing Point chamou Hulkenberg para calçar pneus macios, (a sua terceira paragem) mas o jovem recrutado pela equipa não foi capaz de obter esse extra ponto, perdendo o seu 6º lugar a favor do companheiro, Lance Stroll.
Mesmo assim Hulkenberg foi categórico “penso que não poderia chegar ao fim com aqueles pneus”, disse à Sky Sports F1. Quanto a Alfa Romeo e a Williams, conheceram um fim de semana desastroso sendo os Williams os lanternas vermelhas na corrida. Kimi Raikkonen terminou em 15 a frente do Haas de Romain Grosjean.
Verstappen no final da corrida disse: “estou extremamente feliz com este resultado, fizemos uma boa estratégia, que resultou impecávelmente, estive sempre em controlo da corrida. Agora só temos que nos focar em Barcelona no próximo fim de semana”.
Na outra série, ou seja a FÓRMULA E (eléctrica) António Félix da Costa é o novo Campeão 2020, depois de ter terminado a corrida atrás do seu companheiro de equipa Jean-Éric Vergne na grande final em Berlim. “É nosso o título Mundial”, disse Félix da Costa.
Próximo encontro no Grande Prémio da Espanha.
RESULTADOS FINAIS
1- Max Verstappen, Red Bull
2- Lewis Hamilton, Mercedes
3- Valtteri Bottas, Mercedes
4- Charles Leclerc, Ferrari
5- Alexandre Albon, Red Bull
6- Lance Stroll-Racing, Point
7- Nico Hulkenberg, Racing Point
8- Esteban Ocon, Renault
9- Lando Norris, McLaren
10-Daniil Kvyat, Alpha Tauri

Texto de Helder Dias