F1: Max Verstappen Vence no GP do Canadá

É verdade como o tempo passa!
Dois anos sem Formula 1 em Montreal, e… cá estamos nós novamente neste maravilhoso Circuito Gilles Villeneuve na Ilha Notre-Dame relatando a nona prova deste Campeonato do Mundo… e foi um fim de semana onde nada faltou, chuva, sol e uma temperatura extraordináriamente perfeita para a prática deste magnífico desporto automóvel. Montreal, mais uma vez, soube receber os milhares de amadores da F1, oriundos dos quatro pontos do globo. Foi com imenso prazer que verifiquei imensas bandeiras portuguesas e foram também muitos os portugueses que nos vieram saudar na quinta-feira dia das portas abertas. Cerca de 20 mil pessoas visitaram os “pits”.

Sexta-feira, primeiro dia dos treinos livres.

Max Verstappen critica a proposta da FIA sobre o porpoising e diz: “se você não sabe projetar um bom carro então a culpa é sua de mais ninguém”. Falando sobre este assunto de porpoising, Hamilton diz: “se isto continuar assim pensarei na minha reforma”. Entretanto fomos a lodge da Aston Martin encontrar Nuno Pinto, piloto portugues e treinador de Lance Stroll, que gentilmente, não somente nos falou sobre vários aspetos do piloto canadiano, como se prontificou a nos fazer uma visita guiada as garagens da Aston Martin.

Incrível uma MARMOTA, passa a pista e quatro carros passaram e nem lhe tocaram… que sorte! Isto aqui é o meu terreno que fazeis aqui? devia ter perguntado a MARMOTA assustada! Todos os pneus estão destruidos dizia Charles Leclerc, Ferrari quando faltavam apenas 1,55 seg para terminar esta primeira fase de treinos.
Sábado 13h foi o início deste TL3 com uma pista muito fria e molhada, obrigando vários pilotos a fazerem saídas de pista, mas Fernando Alonso, Vettel e Stroll a serem verdadeiramente mais rapidos que o resto do pelotão. Cerca de um minuto do final do treino Max Verstappen sai da pista.

E a hora da verdade chegou as Classificatórias para a melhor posição na linha de partida. Verstappen faz o melhor tempo neste Q1 e ficaram por aqui Gasly, Vettel, Lance Stroll, Latifi, e Tsunoda. Q2 que começou bem para Alonso e mal para Sergio Perez o qual falhou a travagem na curva 3 e ficou preso na nas barreiras TecPro não conseguindo sair mais mas fazendo sim sair a bandeira vermelha e a primeira neutralização da corrida no entanto este Q2 estava cheio de surpresas e entre elas Charles Leclerc, Lando Norris, Valteri Bottas, e Alex Albon. Q3 e a pista começa a secar um pouco o que deu certas vantagens a alguns pilotos para pelos menos preservarem os seus melhores tempos o que na verdade foi o que aconteceu e Max Verstappen, arranca mais uma Pole Postion, seguido de dois espanhois Fernando Alonso e Carlos Sainz Ferrari. Foi Jacques Villeneuve o apresentador do troféu e o entrevistador. Recordo que Villeneuve festeja este ano o seu 25 aniversário de Campeão Mundial de Pilotos.

Domingo, com muito público pois espera-se bater um recorde, 330 mil pessoas para os três dias, assistimos as 12h a parada dos pilotos e foi impressionante a ovação que o publico lhes prestou. 14h as vermelhas deram lugar as verdes e como um relâmpago Max Verstappen ao comando da corrida, entretanto, a 5ª volta Sainz passa Alonso. 12ª volta, muito cedo Verstappen e Hamilton vão as boxes e trocam de pneus, será que a estratégia funcionará? 20ª volta Sergio Perez e Mick Schumacher estacionam na mesma curva, parece que se quebrou algo no Hass de Schumacher (caixa de velocidades). 30ª volta e Charles Leclerc com o seu Ferrari em sexto lugar atrás de Alonso, mas uma má paragem para mudar de pneus 5,3 seg fez com que voltasse a pista em 12º lugar. 44ª volta e está sob os comamdos de Carlos Sainz enquanto Hamilton passa Verstappen e é segundo na corrida. 50ª volta Yuki Tsunoda bate forte nas barreiras. Entrada do carro de segurança. 5 voltas para o final da corrida e Sainz pressiona Max apenas 0,835 seg., mas Max Versttappen não larga a ponta e vence este GP DO CANADÁ fazendo pódio com Carlos Sainz e Lewis Hamilton. “Foi uma corrida bastante dura e a luta com Carlos foi genial”, comentou Max. “Tentei tudo por tudo para passar Max, mas impossível, dei tudo quanto tinha para dar”, disse Sainz. Quanto a Hamilton agradeceu a equipa pelo bom trabalho feito e ao publico de Montreal. Próximo encontro a 3 de Julho no Grande Prémio da Inglaterra .

RESULTADOS FINAIS
1-Max Verstappen -Red Bull
2-Carlos Sainz -Ferrari
3-Lewis Hamilton -Mercedes
4-George Russell-Mercedes