Os organizadores do Grande Prémio de Mónaco anunciaram que o famoso evento a realizar-se a 24 de maio 2020 foi totalmente cancelado devido ao coronavirus que presentemente ataca o mundo inteiro. É uma verdadeira consternação no mundo da Formula 1, um dos mais antigos no calendário da F1, que a sua primeira aparição data de 1954.
Em comunicado, a ACM confirmou que “a situação não é mais sustentável” devido à incerteza da pandemia, restrições de viagem em relação ao acesso a Mónaco e as implicações na construção do circuito e na disponibilidade de pessoal. “Como resultado, e após uma análise cuidadosa da gravidade dessa crise em todo o mundo, é com muita tristeza que o Conselho de Administração do Automobile Club de Monaco tomou a decisão de cancelar o 12º Grande Prémio Histórico e o 78º Grande Prémio de Mónaco de Fórmula 1.“Para todos os fans, espetadores, patrocinadores e nossos membros, o Conselho de Administração deseja expressar seus sinceros sentimentos por esses eventos não poderem ser adiados e, sob nenhuma circunstância, será possível organizá-lo ainda este ano”. Mónaco junta-se assim ao GP da Austrália na lista de eventos cancelados. Bahrein, Vietnam, China, Holanda e Espanha estão atualmente adiadas. Esta segunda feira fomos surpreendidos por mais um cancelamento o Grande Prémio de Azerbaijão junta-se assim aos sete acima mencionados.
O adiamento foi acordado após extensas discussões com a Fórmula 1, bem como a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o Governo da República do Azerbaijão. Isso pode querer dizer que a Fórmula 1 começará a temporada de 2020 em Montreal, no dia 14 de junho, mas isso será um caso a analisar devido à atual situação do país. A equipa do Canadá retirou os seus atletas das Olimpíadas no final de julho, no Japão devido ao COVID-19.
Mais uma vez, segurança antes de tudo.
Por sua vez o chefe da Red Bull, Sr. Christian Horner diz- se satisfeito com as decisões da Fórmula 1 a qual trabalhou duro para fazer a coisa certa, dadas as circunstâncias”, disse Horner. “Muitas medidas foram tomadas para garantir que seja seguro para todos e para as comunidades que visitamos para finalmente voltar às corridas, é por isso que apoiamos totalmente as decisões da Formula 1 e a FIA , incluindo a decisão de adiar os novos regulamentos técnicos para 2022. Lewis Hamilton comunicou à imprensa sobre o seu estado de saúde depois de ter tido contacto com duas pessoas que testaram positivo ao coranavirus nos primeiros dias de março. O piloto da Mercedes tranquilizou os seus fans dizendo estar saudável, sem sintomas e mantendo-se em isolamento total desde a última semana, depois do Grande Prémio da Áustria ter sido cancelado. Caro leitor siga por favor o exemplo de Hamilton e… FIQUE EM CASA, não ponha a sua vida nem a dos outros em perigo. Mantenha a sua distância. E transcrevo-lhe este aviso que muito me marcou “aos nossos avós e pais obrigavam-os a ir a guerra, a nós obrigam-nos a ficar em casa”.
Coragem e compreensão.