Depois de uma estadia na Europa, cá estamos nós de volta para o relato desta décima sexta prova do Campeonato do Mundo da Fórmula 1 este a ser realizado no bonito circuito de Istambul na Turquia.
Precisamos de 58 voltas e das 14 curvas para atingirmos a distância oficial de 309,396 Km de corrida neste circuito, que roda em sentido contrário aos ponteiros de um relógio. Esta será efectivamente a 1051 prova desde o começo da F1 em 1950.
E…depois de ter trocado varias peças do seu Mercedes, (motor de combustão interna -ICE-) Lewis Hamilton pole position, perde dez lugares e é substituído por Valtteri Bottas Mercedes, como líder na partida, seguido de Max Versttappen, Red Bull e Charles Leclerec Ferrari. A Mercedes apostou bem,conseguindo manter Verstappen atrás de Bottas oferecende uma boa oportunidade a Hamiltton de grimpar no pelotão “não será fácil mas vou dar tudo por mim”, disse Hamilton e Hemut Marko espera ajuda da concorrência para poder atrapalhar o actual Campeão do Mundo.
Domingo com muito vento e muita chuva, mas com um circuito repleto de adeptos fascinantes e entusiasmasdos e com Danuel Ricciardo, McLaren e Carlos Sainz. Ferrari a repartirem o fundo da greilha (penalizados por troca de peças no monolugar) as vermelhas deram lugar as verdes.
Nota curiosa: quase todos os pilotos optaram pelos pneus intermédios por causa do estado da pista. Largada lançada e Fernando Alonso, Allpine recebe um toque de Gasly e cai para décimo sétimo, Valtteri Bottas preserva a liderança seguido de Versttappen e Charles Leclerc, Ferrari. 8ª volta e Hamilton consegue finalmente passar Tsunoda, Alpa Tauri e já é o sexto na corrida, por sua vez Pierre Gasly, e Fernando Alonso recebem 5 seg de penalização pelos acidentes. Gasly contra Alonso, Alonso contra Mick Schumacher.37ª volta Verstappem faz a sua parada e muda de pneus, segudo de Sainz, Vettel com médios! erro de estrategia! mas o alemão volta as boxes e muda para intermédios. Charles Leclrec, Ferrari entretanto à 40 volta comunica com o seu engenheiro a pede-lhe se pode guardar os seus pneus até ao final da corrida, o que o engenheiro lhe repondeu com um SIM. Entretanto Leclerc é o lider na corrida, mas à 48 volta é forçado a ir mudar de pneumáticos e vem a pista em quarto lugar. Hamilton entra à 51 volta e regressa a pista atrás de Segio Perez na quinta posição.Corrida monótona, valendo as estratégias das equipas nas entradas as boxes para poderem manter os seus monolugares nas primeiras posições. Lance Stroll Aston Martin consegue uma bela ultrapassagem sobre Ocon, Alpine e vai buscar mais dois pontos para a equipa. Vitoria de ponta a ponta de Valtteri Bottas, Mercedes a sua primeira esta época a sua décima na carreira “foi uma das minhas melhores corridas disse Bottas”, seguido de Max Verstappen, Red Bull “novo lider do Mundial de Pilotos com 262,5 pontos” e Sergio Perez, Red Bull (conseguimos maximizar os nossos pneus dai este resultado disse Checo Perez que piscando o olho a Max disse- lhe “Deves-me um par de tequilas”. Carlos Sainz, Ferrari por todo o seu trabalho em pista foi eleito o piloto do dia. Hamilton no final da corrida e quando soube que Esteban Ocon,
Fernando Alonso pede desculpas e aceita a penalização, enquanto os McLaren se lamentam de um fim de semana duro e difícil.
Proximo encontro no grande Prémio das Américas em Austin, no Texas a 24 de outubro.Siga a F1 no seu jornal A VOZ de PORTUGAL.