Faleceu no passado dia 04 de julho, em Fall River,o popular radialista Raúl Benevides, 92 anos de idade,que completou dois dias antes de falecer. Natural dosArrifes, São Miguel, era filho de Luís e DiamantinaMedeiros Benevides, tendo imigrado para os EstadosUnidos em 1966 fixando residência em Fall River. Eraviúvo de Luísa M. Cabral Benevides. Deixa uma filha,Maria de Deus “Mariazinha” Benevides Souza e companheiroJohn Picard, em Fall River, a neta KaetlanGrace Souza, em Fall River, um irmão, João Benevides,em São Miguel, uma irmã, Maria João Rodrigues,em Toronto, Canadá. Sobrevivem-lhe ainda umcunhado, Francisco Cabral, em Tiverton, vários sobrinhose sobrinhas. Era pai de Grace Benevides Furtadoe irmão de Maria José Medeiros, Diamantina Canito,Luís, Manuel e João Benevides, todos já falecidos.
O seu funeral realizou-se ontem, terça-feira, 11 dejulho, com missa de corpo presente na igreja de SantoCristo em Fall River. O corpo foi a enterrar no St. Patrick’sCemetery, em Fall River.
As cerimónias fúnebres estiveram a cargo da Waring-Sullivan Home, em Fall River. Donativos em suamemória podem ainda ser aceites para: American CancerSociety, 30 Speen Street, Framingham, MA 01701,American Red Cross, 101 Station Landing, Suite 510,Medford, MA 02155 e Leukemia and Lymphoma Society,9 Erie Dr., Ste. 101, Natick, MA 01760.
Raúl Benevides, chegado aos EUA com a família em 1966, começou por trabalhar como operário na Base Naval de Newport, RI, posição que ocupou durante quatro anos, para nos próximos dez anos desempenhar o cargo de consultor de marketing na Ford Motor Company, principalmente junto da comunidade portuguesa.
Mas o “bichinho” da rádio nunca o largou e eis que em 1970 cria o programa radiofónico “Açores-Madeira”, transmitido através da estação emissora WKFD, de North Kingstown, RI. Vinte anos depois, em 1990, “Açores-Madeira” passa a ser transmitido através da WHTB, de Fall River, aos domingos, entre as 8h e as 15h00 e posteriormente o programa “Despertar”, com transmissão diária entre as 5h00 e as 10h00. Ambos os programas tiveram grande audiência, sobretudo na área de Fall River, dedicados à comunidade de expressão portuguesa e que constam, para além da música portuguesa, de entrevistas, tópicos educacionais, humor e linha aberta.
Ainda na área da comunicação social, Raúl Benevides fundou o programa de televisão diário “Portuguese American-Azores/Madeira”, focando temas culturais, entrevistas e música.
Através dos anos ele foi implicado em muitas plataformas. Em 1994 a Prince Henry Society de Massachusetts homenageou-o como “Homem do Ano”, sendo ainda distinguido com “Certificado de Mérito” pela Guarda Nacional dos EUA e pelo Departamento do Exército e Força Aérea dos EUA.
A Voz de Portugal já o encontrou várias vezes na área mediática em Fall River, e gostariamos dar os nossos sentimentos a sua família e à toda a comunidade em Fall River, perderam um grande homem.
Descansa em paz.