Feliz Dia dos Açores na Casa dos Açores do Quebeque

O dia dos Açores foi instituído pelo Parlamento açoriano em 1980 por lei o Dia da Região Autónoma dos Açores destinado a comemorar a açorianidade e a autonomia dos Açores, na segunda-feira do Espírito Santo, o que faz com que a data não tenha um dia fixo, assinala-se todos os anos na segunda-feira do Espírito Santo. Por coincidência este ano celebrou-se o Dia dos Açores no mesmo dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas dia 10 de junho segunda feira do Espírito Santo.

O Dia da Região Autónoma dos Açores é a maior celebração cívica dos Açores, a data observada em toda a Região como feriado regional celebra a afirmação da identidade dos Açorianos da sua filosofia de vida e da sua unidade regional, consideradas “base e justificação da autonomia politica que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam”.

Ao longo destes 45 anos da autonomia regional podemos afirmar que a autonomia mudou a vida dos Açorianos para melhor. O dia maior da açorianidade teve lugar na Casa dos Açores do Quebeque, uma ceremónia comemorativa. A Filarmónica do Divino Espírito Santo abriu as comemorações tocando os Hinos.

O Presidente da Casa dos Açores, Alfredo Ponte agradeceu à Filarmónica pela sua presença e ofereceu as boas vindas a várias pessoas presentes, apresentou o Cônsul-Geral de Portugal em Montreal, António Barroso, ofereceu as boas vindas a todos e aos seus convidados não conhecidos na comunidade nem da Casa dos Açores, deu um discurso à sua maneira, ofereceu um Porto a todos presentes. Daniel Loureiro, conselheiro das comunidades, falou muito bem recordando-se que estava na Casa dos Açores a comemorar o dia maior da açorianidade e que nesta casa açoriana, os Açores merece ser reconhecida, dirigiu algumas palavras sobre os Açores e a comunidade açoriana. O Rancho Folclórico Ilhas do Encanto atuou para alegria de todos os presentes. O Presidente Alfredo Ponte convidou todos ao buffet de comida tradicional muito bem preparada pela Casa dos Açores. Celebrar o Dia dos Açores é reconhecer e divulgar a nossa acorianidade.

Viva os Açores, Viva Portugal.

TEXTO: FRANCISCA REIS
FOTOS: HUMBERTO CABRAL