Festa da Escola Santa Cruz

A Comissão de pais da Escola Portuguesa de Santa Cruz, organizou, no passado sábado, um jantar de angariação de fundos para as suas acividades.

O Mestre de cerimónias, o aluno Gabriel David, desempenhou o seu papel com muito profissionalismo. O Montreal Magazine vai ter certamente um futuro risonho com a sua liderança. No início do serão, convidou a assistência a cantar, juntamente com os alunos da escola, o Hino Nacional português. De seguida pediu um minuto de silêncio em memória do saudoso Professor José Barros, que desde 1971 lecionou na Escola Santa Cruz. Poucos anos depois, fundou a Escola Secundária Lusitana e até recentemente foi diretor de ambas as escolas. Antes do seu falecimento, doou à Missão Santa Cruz a Escola Lusitana.

Até ser servido o jantar, dois palhaços muito animados, criavam, a pedido de cada uma das crianças, um objeto com balões. Excelente iniciativa.
Após o Sr. Padre Adam ter benzio os alimentos, o jantar confeccionado pelo chefe José Fernandes e a sua extraordinária equipa, foi-nos servido bacalhau à gomes de sá, caldo verde, carne assada e sobremesa. À medida que os pratos iam chegando à mesa, as pessoas à minha volta os elogiavam.

Gabriel, após ter apresentado a comissão de pais, constituída por Gilda Marques, Dora Manata, Sandy dos Santos, Elsa Martins, Florbela Almeida, Elizabeth Brandão, Carlos Ferreira, Sílvia Brandão, Maria da Conceição Dias, Cláudia Fernandes, Ângela Valente, Maria do Rosário Dias, Maria Dias e Jason Santos, pediu silêncio, pois a Carminda iria cantar o fado, acompanhada por Paulo Gomes e Steven Gomes. A jovem Carminda continua a impressionar com a sua voz. Desconhecia o seu talento de fadista. Muitos parabéns Carminda.

Joaquina Pires, ex-madrinha do extinto Carrefour des Jeunes Lusophones du Quebec, chamou ao palco dois membros do último conselho administrativo, Lucília Santos, presidente e Cláudia Ferreira, tesoureira, que entregaram à Teresa Leitão e Teresa Pinto, respetivamente responsáveis da escola primária e secundária da Missão, um cheque no valor de oito mil quatrocentos e oitenta e três dólares e trinta e nove cêntimos, que servirá para uso das necessidades escolares. À Lucília, à Cláudia e aos outros antigos alunos da escola portuguesa e que fizeram parte do conselho de administração do Carrefour Lusophone, tais como Sandy Gonçalves, Frederico Fonseca, Miguel Andrade, Carla Oliveira, Rosana Pires, Telmo Vieira, Nicolas Fonseca e a muitos outros, um sincero obrigado.

A animação esteve a cargo do Conjunto Contacto liderado pelo Carlos. Fez-me lembrar os tempos de glória de Hochelaga em que ele, o Walter, o Hernâni, o Luís e o Tony, faziam também vibrar a mocidade daquele tempo.
À comissão de Pais muitos parabéns por esta magnifica festa, repleta de requinto e de bom gosto. A Voz de Portugal aproveita a ocasião para vos felicitar pelo excelente trabalho que desempenham durante o ano letivo.
O trabalho é árduo, mas o resultado é visível.