Festa do Divino Espírito Santo em Santa Cruz

No passado fim de semana, 27, 28 e 29 de Maio ao passar pelo recinto da Missão Santa Cruz em Montreal respirava-se um ambiente de festa.
Que alegria voltar de novo a ver o nosso povo, reunido, alegre e contente a celebrar em harmonia as festas em honra do Divino Espírito Santo.
Os mordomos do império do Espírito Santo de Santa Cruz, 2020 José Machado e José Pacheco, esposas, e comissão, finalmente conseguiram organizar a tão desejada festa em honra do Espírito Santo, não esquecendo que até a pouco tempo, a festa deste ano estava para não acontecer, devido a pandemia, como aconteceu nos anos 2020 e 2021, mas a Força do Espírito Santo é forte e tudo decorreu de uma forma excelente.
Na sexta-feira após a recitação do terço foram servidas a tão deliciosa carne guisada.
Para o sábado e domingo os mordomos prepararam um programa religioso e profane muito bem recheado.
As festividades do sábado tiveram inicio as 9 horas da manhã com a celebração da missa das pensões e só terminou já tarde durante a noite com a atuação da banda Sagres que pelo segundo fim de semana consecutiva fez vibrar Montreal, com a sua música variada todos aqueles que compareceram no recinto da igreja de Santa Cruz, tiveram a oportunidade de assistir a mais uma excelente atuação deste grupo musical do Ontário.
O momento mais emblemático das festas é o domingo com a saída do cortejo que este ano teve uma grande participação de jovens, o cortejo percorreu as ruas vizinhas da missão de Santa Cruz, Rachel, Marie Anne e Saint Urbain.
Depois da recolha do cortejo foi a celebração da missa solene pelo reverendo padre António Araújo acompanhado pelo grupo coral do Santo Cristo, e no fim da missa foi a coroação dos mordomos e outros fieis.
No fim da santa missa, foram todos convidados em comunhao com o Espirito Santo a comer as sopas.
De realçar a presença, no cortejo, na missa e nas sopas, do ilustro doutor Horácio Arruda e esposa, posso testemunhar que ele adorou reviver os tempos passados quando ele era criança na companhia dos pais que como todos sabem eram de origem açoriana.
A pandemia tirou-nos dois anos de vida comunitária mas deu-nos um amigo o doutor Horácio Arruda.
Ainda o sol brilhava e aquecia intensamente, quando teve inicio o arraial com a atuação da artista Lídia Sousa que se deslocou diretamente de Toronto para participar nas festas do Espírito Santo de Santa Cruz.
A Cantora Lidia Sousa cantou e encantou os presentes com a sua magnifica voz, foi para muitos, em especial para mim uma agradável surpresa por ter sido a primeira vez que assistiu a um espetáculo dela.
Animação do serão terminou com o concerto da Banda Filarmónica Portuguesa de Montreal sobre a regência do jovem maestro Brian Ferreira.
As festas terminaram com o sorteio das domingas e do mordomo para 2023, havia duas pessoas que haviam depositado o seu nome, mas o sorteio ditou a sorte no bem conhecido Arthur Sousa como mordomo do império de Santa Cruz para o ano que vem.
Muitas felicidades ao mordomo Arthur Sousa e família.
Parabéns aos mordomos, comissão e todos os benfeitores que ajudaram a realizar estas festas não esquecendo os cozinheiros que prepararam as sopas.
Termino com um só desejo que o Espírito Santo protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra.